Economia / Desenvolvimento

19h13min - 31 de Março de 2015 Atualizado em 19h27min

Cônsul holandês visita Governo de Minas Gerais

Representante dos Países Baixos foi recebido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso

Divulgação/Desenvolvimento Econômico
À esquerda, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, à direita, o cônsul-geral dos Países Baixos, Arjen Uijterlinde em encontro na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, recebeu o cônsul-geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Arjen Uijterlinde, na tarde desta terça-feira (31/3). O encontro ocorreu na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O cônsul está realizando, nesta semana, uma série de visitas de cortesia em secretarias e órgãos públicos mineiros com objetivo de conhecer a nova equipe de governo e estreitar os laços entre Holanda e Minas Gerais.

Durante essas visitas a autoridade governamental, Arjen Uijterlinde, está sondando a viabilização de acordos e projetos de cooperação entre universidades holandesas e mineiras, além da possibilidade de parcerias entre instituições de ensino do país europeu e brasileiras com empresas privadas dos dois países.

No encontro desta terça, foi discutido a importância do trabalho em conjunto entre entidades acadêmicas e a iniciativa privada. Para Altamir Rôso, é importante trabalhar para diminuir a distância entre as empresas e o meio acadêmico.

O governo holandês já está em contato com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas) para estudarem a concretização de possíveis programas em conjunto. Para o cônsul, os segmentos de maior interesse para a cooperação entre Minas Gerais e Países Baixos são energias renováveis, biomassa, cana de açúcar, indústria química e fertilizantes.

Comércio exterior

Em 2014, o Brasil exportou US$ 13,04 bilhões para os Países Baixos e Minas Gerais foi responsável por 12,42% deste valor, o equivalente a US$ 1,62 bilhão. No ano passado, as importações de produtos holandeses para o estado somaram US$ 73,71 milhões, o que resultou em saldo de US$ 1,54 bilhão para Minas. No Brasil, o saldo positivo foi de US$ 9,87 bilhões.

Minas Gerais é o segundo estado brasileiro que mais exporta para aquele país, atrás somente de São Paulo. Na lista de estados compradores daquela nação, o estado fica em oitavo lugar. Os produtos de Minas Gerais mais exportados para os Países Baixos atualmente são minérios de ferro, ferro-ligas, celulose, ferro fundido e ferro gusa, além de café verde e café torrado. Os municípios mineiros que mais exportaram em 2014 foram Araxá, Ouro Preto, Belo Oriente, Nova Lima e São Gonçalo do Rio Abaixo.