Minas por Região
Gestão

17h35min - 05 de Maio de 2015 Atualizado em 17h49min

Consultora do Banco Mundial chega a Minas para acompanhar o funcionamento da Controladoria-Geral

A especialista canadense Elizabeth MacRae permanece em Belo Horizonte até sexta-feira (8/5), para analisar pontos da metodologia de auditoria interna do Estado

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) recebe, nesta quarta-feira (6/5), a consultora canadense Elizabeth MacRae. Representante do Banco Mundial, ela fica em Belo Horizonte, até sexta-feira (8/5), para acompanhar de perto os trabalhos realizados pela CGE-MG no campo de auditoria interna.

A visita é parte do projeto-piloto do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial, para fortalecer os órgãos de controle interno no país. Isto porque a CGE-MG, uma das três instituições selecionadas para a ação inédita, realizou uma autoavaliação das áreas que precisam ser aprimoradas na administração pública e encaminhou, à especialista canadense, para análise, um relatório com itens e elementos que podem ser melhor trabalhados nos serviços executados em Minas Gerais.

De acordo com o assessor especial do gabinete da CGE-MG, Márcio de Almeida do Amaral, a consultora possui ampla experiência na metodologia de avaliação de controle e auditoria interna. "Ela vai realizar uma análise macro de todos os pontos da metodologia de auditoria interna, conversar com algumas figuras-chave do Governo do Estado e, também, entrevistas com alguns parceiros institucionais, como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG)", explica.

Com o intercâmbio, a Controladoria-Geral espera, na prática, aproveitar o know-how da especialista para a consolidação de uma metodologia bem sucedida de auditoria interna. "A expectativa é ter elementos e informações sobre o que fazer e adotar para tornar a área de controle e auditoria interna ainda melhor no futuro", observa.  "Estamos trazendo a experiência internacional, uma metodologia desenvolvida e já aplicada em outros países. Para aplicação no Brasil, seremos pioneiros”, observa o assessor especial.

O relatório final, com as considerações da consultora, está previsto para ser repassado à CGE-MG até o dia 15 de junho.

O documento

O relatório enviado pela equipe da CGE-MG à consultora Elizabeth MacRae contempla 40 pontos avaliados de controle e auditoria interna na administração estadual, já com uma ideia do que é essencial e prioridade nas escolhas do que trabalhar e desenvolver. "Um exemplo são metodologias que têm suporte para trabalho a partir da avaliação de risco, áreas sensíveis que exigem maior atenção. Além disso, a capacitação de servidores é outro ponto que certamente será trabalhado”, aponta Amaral.

Com a análise da representante do Banco Mundial, será possível traçar futuras iniciativas e mudanças para o aperfeiçoamento da gestão. “É um processo que se inicia agora e vai ter desdobramentos nos próximos anos. Em âmbito nacional, se tudo der certo, novas controladorias poderão aderir à ação de avaliação dos próprios controles internos, até mesmo, mais adiante, com o auxílio da CGE-MG", completa.

No contexto do projeto-piloto, membros da equipe mineira já participaram de um treinamento, na sede do Banco, em Brasília, para o aprofundamento na metodologia chamada de Internal Audit Capability Model (IA-CM), e a autoavaliação dos processos internos, que reuniu a base de dados para o relatório submetido ao Banco Mundial.

Uma nova etapa está prevista para ocorrer, em Brasília, de 27 a 29 de maio, em seminário com a participação das instituições participantes e avaliadas no projeto-piloto, outras áreas de controle interno e mais alguns órgãos, como o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MP) O objetivo é discutir o modelo ICA-CM e também os resultados encontrados em Minas, Piauí e Maranhão, justamente os três selecionados pela iniciativa pioneira do Banco Mundial.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato