Governo

18h37min - 26 de Março de 2015 Atualizado em 18h47min

Consumidores da Região Metropolitana de Belo Horizonte reduzem o consumo de água

Em fevereiro, mais de 46% dos imóveis da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) apresentaram queda no consumo em relação a igual período de 2014

A população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) está começando, de forma gradual, a atender ao pedido do Governo de Minas Gerais para reduzir o consumo de água. Segundo dados da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) referentes ao mês de fevereiro, mais de 46% dos imóveis da RMBH economizaram água no período, na comparação com o mesmo mês em 2014 – e, em alguns casos, a redução chegou a 30%, índice considerado ideal pelo governo. No começo de janeiro, o Governo do Estado fez um apelo à população para reduzir o consumo de água em até 30% para evitar medidas como racionamento, rodízio e sobretaxa na conta mensal, já que a situação de escassez hídrica no estado e, em especial, na RMBH, é considerada grave.

No total, 46,33% dos clientes da Copasa na RMBH reduziram o consumo de alguma forma em fevereiro. O percentual de imóveis que diminuíram o gasto com água em mais de 30% chegou a 20,4%. Entre os que economizaram até 10%, alcance de 5,08%. Na faixa dos consumidores que reduziram de 10% a 20%, o índice foi de 11,12%. Já entre 20% e 30%, a redução foi alcançada por 9,76% dos imóveis. A situação, contudo, ainda é considerada crítica.

Nesta quinta-feira (26/3), o nível do Sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte, estava em 38,3%. "A situação é preocupante, visto que o volume está muito baixo. No mesmo período em 2014, a capacidade do Sistema Paraopeba estava em 70%. Em 2013, era 92%. Essa é justamente a época em que os reservatórios deveriam estar cheios para garantir o abastecimento até o próximo período chuvoso. Agora, estamos iniciando os meses de estiagem e é imperativo que todos façam a sua parte no sentido de economizar água”, explica a presidente da Copasa, Sinara Meireles.