Ciência e Tecnologia

12h35min - 12 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 12h47min

Conteúdo didático dos cursos da Uaitec são apresentados em Juiz de Fora

Segundo o secretário Narcio Rodrigues, o material vai estar disponível para as 100 unidades do programa implantadas em Minas

Sectes/Divulgação
Para Narcio Rodrigues, Minas Gerais está construindo a maior plataforma de educação a distância do Brasil

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, lançou, nesta terça-feira (11), em Juiz de Fora, os conteúdos didáticos que serão aplicados nas unidades da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). Os conteúdos estarão disponíveis para as 100 unidades do programa que serão implantadas em todas as regiões do Estado até o final deste ano.

De acordo com o secretário, o Governo de Minas está construindo a maior plataforma de ensino a distância do Brasil e que um atrativo cardápio de cursos foi construído pela coordenação pedagógica da Uaitec. Os destaques são os cursos de algumas das principais universidades do mundo que serão ofertados, gratuitamente, à população mineira, a partir de um convenio firmado com o Instituto Veduca, uma das importantes instituições de ensino a distância do país.

Ainda segundo o secretário, ainda neste semestre a Uaitec vai ofertar seis cursos tecnólogos nos eixos de Sustentabilidade (Desenvolvimento Rural e Gestão Ambiental), Gestão (Gestão Pública e Saúde Pública) e Tecnologia da Informação (Sistema para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

Cidade parceira

“Juiz de Fora é uma grande parceira da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Aqui, teremos um parque tecnológico, considerado com a visão mais avançada. Temos a potência de uma incubadora e do pólo de excelência do leite e derivados”, enfatizou Narcio Rodrigues, que também falou sobre a estrutura criada para abrigar a Uaitec. “É uma das melhores dentre os 100 pontos que temos presentes, hoje, no Estado”, ressaltou.

O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, por sua vez, destacou o caráter inovador e revolucionário da Uaitec. Segundo o gestor municipal, a iniciativa é uma indutora de conhecimento e de transformação social. O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, que recebeu uma homenagem, falou sobre sua emoção.

“Nunca poderia imaginar que receberia essa honraria tão marcante. O sentimento hoje é de alegria, de uma satisfação enorme”, afirmou o reitor. “Essa é uma homenagem a quem faz a diferença na cidade. Então, conhecendo o trabalho do reitor Henrique Duque, nada mais justo do que esse reconhecimento”, enfatizou o secretário Narcio.