16h46min - 08 de Junho de 2015 Atualizado em 16h53min

Controladoria promove capacitação sobre cartéis em licitação

Palestra destinada a servidores, realizada na Cidade Administrativa, foi ministrada por representante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) realizou, nesta segunda-feira (8/6), o terceiro curso de capacitação para servidores do órgão. A palestra “Cartéis em Licitação: Identificação e Repressão” foi ministrada por Lucas Freire, coordenador-geral Processual da Diretoria Administrativa do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O evento contempla a proposta adotada pela nova gestão da CGE de promover a capacitação profissional e atuar de forma incisiva no combate à corrupção.

Durante a abertura do curso, o Controlador-Geral de Minas Gerais, Mário Spinelli, destacou a importância da atuação articulada com o Cade. “A parceria nos permite trabalhar com o banco de dados do Conselho de forma a identificar possíveis práticas de cartel para que possamos ter uma visão mais aprofundada do problema”, ressaltou.

A palestra, realizada na Cidade Administrativa, contou com a participação de cerca de 100 servidores, a maioria auditores internos (seccionais/setoriais). Entre os temas abordados, estão o Novo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, penalidades, desafios e formas de prevenção. O coordenador também selecionou e apresentou aos participantes uma série de sinais que apontam para indícios de cartel. “Com o cartel você faz um furto em massa, você causa dano a vários consumidores de uma vez só, no nosso caso, dano aos estados, municípios e órgãos públicos que deverão realocar recursos e prover menos serviços à sociedade” afirmou Lucas.

Capacitações

Spinelli destacou que esta é mais uma tentativa de desenvolver a proposta de capacitar o servidor com olhar mais crítico. Este mês, servidores da CGE já receberam capacitação sobre prevenção e apuração de ilícitos administrativos e assistiram a várias palestras sobre o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, em curso realizado em parceria com o Ministério da Justiça.

Além de atuar no treinamento dos seus servidores e no combate à corrupção, a CGE-MG tem investido no aumento da transparência. Além disso, tem proposto a modificação de procedimentos e buscado parcerias para fortalecer a gestão e melhorar as ferramentas de controle interno.