Reforma Agrária

00h00min - 30 de Março de 2004 Atualizado em 07h36min - 01 de Julho de 2013

Convênio destina verba para moradias do PA Betinho

“Quando fiquei sabendo que, finalmente, teríamos os recursos para a construção de nossas casas, eu quase desmoronei de tanto chorar. É muita emoção. Temos que comemorar porque todos os assentados somos heróis”, desabafou a presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Herbert de Souza – “PA Betinho”, Maria das Graças Pereira da Silva (Nena). O convênio - fruto de parceria entre a União e o Estado - para o repasse dos recursos será assinado nesta quarta-feira (31), no Palácio da Liberdade, e contará com a presença dos presidentes das oito associações que compõem o assentamento, dentre diversas autoridades ligadas à reforma agrária. Serão destinados R$ 2 milhões, sendo R$ 400 mil de contrapartida do Estado, para atender 776 famílias cadastradas, com infra-estrutura e construção de moradias.

A expectativa dos assentados é a de que dentro de 15 dias seja iniciada a construção de suas casas. Nena lembra que foram seis anos de luta e sofrimento. Mas diz que prefere olhar para o futuro em vez de ficar se lamentando. “É o final de uma etapa e o começo de uma nova era”, comemora, sem se esquecer de citar o apoio durante todos esses anos do ex-prefeito de Bocaiúva (município onde está localizado o acampamento) e diretor do Idene, Ricardo Veloso, da Fetaemg, da Ruralminas, do Iter, do Incra, do Sindicato Rural e, mais recentemente, da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas.

O PA Betinho ocupa uma área de 24 mil hectares e foi criado oficialmente em 1998. De lá para cá, os ocupantes buscaram regularizar sua situação, enquanto se organizavam em associações. Mesmo sem infra-estrutura básica (água e luz e habitação), os habitantes conseguiram plantar e produzir alimentos, chegando a distribuir para os mais necessitados. A última doação foi de 26 sacos de feijão e dois caminhões de milho para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, segundo informou Nena.

O convênio será assinado pelos secretários de Estado de Governo, deputado Danilo de Castro, da Reforma Agrária, deputado Marcelo Gonçalves, e do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, deputada Elbe Brandão. “Esse convênio significa a vitória de um povo sofrido que lutou durante anos para a conquista de seus direitos”, afirma Elbe Brandão, que esteve no PA Betinho no início deste ano, conhecendo de perto a situação dos assentados.