Minas por Região
Trabalho / Social

18h23min - 18 de Junho de 2015 Atualizado em 18h54min

Convênio entre Sedese e Sincovaga BH vai ampliar qualificação de trabalhadores

Cooperação técnica entre governo estadual e a entidade representativa vai viabilizar treinamento de trabalhadores em escolas da UAT Sedese Gameleira

Gil Leonardi/Imprensa MG
O secretário André Quintão afirmou que dar oportunidade de qualificação aos trabalhadores é uma das prioridades do Governo do Estado
O secretário André Quintão afirmou que dar oportunidade de qualificação aos trabalhadores é uma das prioridades do Governo do Estado

A parceria entre o Governo de Minas Gerais e o setor privado é um passo importante para vincular desenvolvimento social e desenvolvimento econômico, distribuição de renda e sustentabilidade. Assim o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, definiu a relevância do convênio assinado nesta quinta-feira (18/6), entre a Sedese e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sincovaga BH), para capacitar trabalhadores.

O convênio de cooperação técnica vai possibilitar que trabalhadores indicados pelo Sincovaga BH sejam treinados no supermercado escola, na padaria escola e no açougue escola existentes na Unidade de Atendimento ao Trabalhador (UAT) da Sedese Gameleira. Cabe ao Sincovaga arcar com os custos de professores e insumos.

Além do secretário André Quintão e do presidente do sindicato, Gilson de Deus Lopes, o convênio foi assinado pelo subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Roberto Lambertucci, e pelo secretário-adjunto municipal de Trabalho e Emprego da Prefeitura de Belo Horizonte, Alvimar Paiva, que representou o prefeito Marcio Lacerda.

“Em um ano de ajustes, os menos qualificados ficam mais sacrificados, até pela própria dinâmica da economia. Há muita gente no Estado que precisa de apoio para acessar um emprego melhor. Pessoas que foram mais prejudicadas ao longo de décadas, por um modelo concentrador de renda”, ponderou André Quintão, frisando que dar oportunidade de qualificação a esses trabalhadores é uma das prioridades do Governo do Estado, através da Sedese, mas não com foco no assistencialismo.

André Quintão explicou que o convênio consiste na potencialização de recursos para ampliar a formação e a qualificação profissionais, para um público que terá mais oportunidade de acesso ao emprego e a salários melhores. “Ganha o povo de Minas Gerais, porque terá um atendimento de mais qualidade em super e hipermercados, em padarias e açougues. Ganha o trabalhador, porque terá proteção no seu emprego. E ganha também o Governo, porque, ao se associar ao segmento privado, potencializa recursos. O segmento privado passa a ter trabalhadores mais qualificados e o Governo racionaliza e redireciona a utilização do recurso público”.

Mais produtividade

O presidente do Sincovaga BH, Gilson de Deus Lopes, afirmou que a qualificação é uma maneira de se ganhar produtividade. “Pode-se fazer mais com menos”, disse. “Com qualificação e produtividade, ganha o trabalhador, ganha o empresário e ganha o país”, ponderou.

Em nome do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego, Alvimar Paiva, afirmou que “atitudes como essa, que proporcionam a geração de empregos, devem ser louvadas, têm todo o apoio da PBH e é do que a cidade precisa”.

Em visita às instalações da UAT Sedese Gameleira, André Quintão afirmou ainda que está satisfeito com o espaço físico da unidade e que pretende investir na valorização dos servidores que nela atuam. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato