Copa do Mundo

18h41min - 06 de Junho de 2014 Atualizado em 18h43min

Copa do Mundo em Belo Horizonte terá opções variadas de cultura e diversão

Uma gama de serviços turísticos e um diversificado calendário de eventos durante o torneio serão oferecidos para a população e os visitantes

Wagner Liberato / Acervo Belotur
Os locais de atendimento ao turista, como o CAT da Rodoviária, funcionarão em horário especial durante a Copa

Foi apresentado nesta sexta-feira (06/06) um conjunto de ações desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária para a Copa do Mundo, da Belotur e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, para proporcionar aos turistas e à população uma variada programação durante o período da Copa do Mundo.

Dentre as iniciativas está o Calendário Especial de Eventos de Belo Horizonte para a Copa do Mundo. O documento é composto por cerca de 70 eventos que vão movimentar a cidade durante o período do Mundial. O objetivo é complementar e diversificar a oferta de eventos durante a Copa do Mundo, além de estimular o aumento da permanência do visitante na cidade e a consequente geração de renda e trabalho para os mineiros.

De acordo com a subsecretária de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, uma pesquisa realizada pelo Governo de Minas apurou que 33,9% dos turistas que vêm a Minas procuram o estado em função do turismo cultural. “Este calendário é importante para consolidar essa vocação e para estimular a ocupação hoteleira”, pontuou Silvana. “Já temos um movimento do turista de negócios, que vêm a congressos e eventos durante a semana. Um calendário cultural, que tem, ainda, a gastronomia como um fator de atração, é muito importante para atrair não só o turista estrangeiro, mas também os brasileiros, que queiram vir a Minas durante os finais de semana, assistir a shows e ir a bons restaurantes, por exemplo”, ressaltou.

“Belo Horizonte já é uma cidade de eventos em todas as áreas e segmentos do turismo, como cultura, lazer, educação e entretenimento. Queremos mostrar aos visitantes a oferta cultural e turística para todos os públicos”, destacou o presidente da Belotur, Mauro Werkema.

Entre os eventos que integram o Calendário Especial de Eventos estão listadas as atividades contempladas pelo Edital de Eventos da Belotur, além da oferta cultural da Fundação Municipal de Cultural e da Fundação Clóvis Salgado. O calendário turístico da cidade pode ser acessado no site www.belo2014.com ou clicando aqui.

“A montagem das estruturas da Fan Fest no Expominas, como o palco, está evoluindo para garantir uma festa espetacular na abertura da Copa, no dia 12 de junho. Além disso, uma série de atrações está programada para acontecer em toda a cidade, inclusive com exibição dos jogos do Mundial. Belo Horizonte estará mais animada do que nunca”, disse o secretário municipal extraordinário para a Copa do Mundo, Camillo Fraga.

Mais conforto no deslocamento e informações ao visitante

Outra novidade que vai facilitar o deslocamento do visitante é a Linha de Turismo Centro-Sul, que começa a operar na próxima terça-feira. Com pontos de parada próximos a atrativos como a Praça da Estação, Parque Municipal, Palácio das Artes, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Praça do Papa, dentre outros, a Linha Turismo vai levar visitantes e moradores para desfrutar da história, arte, arquitetura, cultura e lazer da capital mineira com mais comodidade.

Os ônibus, de modelo executivo, contam com 43 assentos e possuem bancos estofados e com apoio de braço, ar condicionado, internet wi-fi, televisão de bordo, janelas maiores e vidros escuros, maleiro para pequenas bagagens e elevador universal. A tarifa será de R$ 4,35.

Os dois novos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) montados na Rodoviária e no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, também foram destaque durante a apresentação. Os locais de atendimento ao turista funcionarão em horário especial durante o período da Copa do Mundo, sendo que o CAT Confins prestará atendimento 24 horas.

E ainda, uma van turística será instalada na Praça Padre Dino Barbiero, na Pampulha, para atendimento aos turistas que passarem pela região. O presidente da Belotur lembrou que os Centros de Atendimento ao Turista são o primeiro contato que o visitante tem com a cidade. “Vamos fornecer informação turística qualificada desde a chegada do turista até seu retorno para o local de origem, com material para que o visitante nacional e estrangeiro possa conhecer os atrativos", ressaltou Werkema.