Saneamento | Meio Ambiente

10h30min - 09 de Maio de 2014 Atualizado em 12h41min

Copasa promove plantio de árvores nativas para recuperar mata que cerca rios e nascentes

Mais de 600 mudas são plantadas em Visconde do Rio Branco para garantir a preservação de mananciais. Ação foi feita com investimentos da companhia

Copasa/Divulgação
Ao todo, 650 mudas de árvores foram plantadas

Além de oferecer um serviço de qualidade, a Copasa preza também pelos cuidados com o meio ambiente e a preservação dos mananciais, fontes de seu principal produto: a água. E uma forma bastante eficaz de prestar este cuidado é por meio do plantio de árvores nativas para recuperação e proteção da mata que cerca os rios e nascentes.

Pensando nisto, a Copasa iniciou a recuperação de uma área de aproximadamente 6.000m² às margens do Córrego da Piedade (bacia do Rio Xopotó), principal fonte de abastecimento de Visconde do Rio Branco, por meio do plantio de 650 mudas de árvores nativas.

As ações de plantio e cercamento das áreas foram feitas com investimentos da Copasa, que também contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco e dos produtores rurais que, além de cederem o terreno para o plantio das mudas, cuidarão para que elas possam crescer e assegurar o reflorestamento.

Estas ações irão beneficiar toda a população, considerando que o plantio feito em áreas de mata ciliar ajuda a recarregar o lençol d’água subterrâneo, protege o solo contra erosões, protege os rios contra acúmulo de terra, preserva o meio ambiente e garante água de melhor qualidade para todos.

Por isso, é fundamental que a população, seja rural ou urbana, tome consciência da sua responsabilidade em proteger o meio ambiente e preservar essas ações executadas pela Copasa para que os córregos e rios aumentem suas vazões, propiciando maior e melhor produtividade agropecuária e para que possa ser assegurado o abastecimento público das populações atual e futura.

O plantio das mudas não é a primeira atuação da Copasa em termos de preservação ambiental na cidade. A companhia possui o Programa de Proteção dos Mananciais (PMA) em Visconde do Rio Branco desde 2007. Através deste programa já foram executadas na sub-bacia hidrográfica do Córrego da Piedade as seguintes ações ambientais:

- Implantação de 21 bacias de contenção de água pluvial (bolsões) para conter os sedimentos que assoreiam o córrego;

- Implantação de 12 fossas sanitárias para auxiliar na descontaminação do manancial;

- Construção de 504m de cerca para proteção de três nascentes do manancial;

- Oficina de Educação Ambiental para conscientização de crianças da rede pública sobre a proteção do manancial captado.