Economia / Desenvolvimento | Cultura

12h03min - 20 de Maio de 2014 Atualizado em 12h03min

Coral BDMG na Estrada Real estreia temporada 2014 em Pinhões

Élcio Paraíso
Coral BDMG é formador por funcionários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e convidados

Realizado pelo BDMG Cultural e Ministério da Cultura, o projeto Coral BDMG na Estrada Real chega à sua 9ª edição em 2014. Para abrir a temporada de apresentações por cidades da Estrada Real, o Coral BDMG, sob regência do maestro Arnon Oliveira, desembarcará na comunidade quilombola de Pinhões, no município de Santa Luzia, dia 7 de junho, às 20h30, na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Aberto ao público, o recital terá repertório de músicas coloniais do século XVIII e início do século XIX, compostas por autores mineiros ou que residiram no estado. Inspirado nas pesquisas de estudiosos, como o alemão Francisco Curt Lange que se dedicou às composições musicais desse período. O projeto resgata obras contidas em acervos de museus e centros acadêmicos e as reconduz às localidades de origem.

Nesses últimos nove anos de temporada do projeto, diversos caminhos foram percorridos para divulgar o canto coral e a música colonial. O Coral BDMG na Estrada Real contribui para os processos de apropriação cultural e incorporação das raízes e origens da sociedade mineira, com a ampliação do acesso popular a esse rico acervo imaterial.

Coral BDMG

A qualidade técnica e artística, a escolha de um repertório eclético com especial dedicação à música brasileira, do período colonial ao contemporâneo são características que marcam o Coral BDMG há 25 anos. Esse zelo na divulgação do canto coral levou o coro a uma posição de destaque no estado, reconhecida pela presença do grupo em apresentações no Brasil e no exterior.

Em sua trajetória, registram-se participações em recitais no Sul do país, Buenos Aires e Assunção, em 1994; Vaticano, Itália, Alemanha e França, em 1997; e Barcelona, em 2012. Vale ressaltar a presença do Coral BDMG na comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, com concertos em Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia e Leiria. No currículo do coro, premiações do troféu PRÓ-MÚSICA – Os melhores da Música em Minas Gerais, em 1996, e VI prêmio Minas de Desempenho Empresarial – Apoio à Cultura, promovido pela Revista Mercado Comum, no ano de 2004.

Além da realização do projeto Coral BDMG na Estrada Real, o Coral soma esforços com o BDMG Cultural para promoção do canto coral, realizando também o projeto “Quatro Cantos Coral na Praça”. Desde 1994, a iniciativa estimula coros de Minas e de fora do Estado a se apresentarem no Coreto da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Formado por funcionários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e convidados, o Coral BDMG é regido, há onze anos, pelo maestro Arnon Oliveira, graduado em Piano e Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Musicologia, com ênfase em Música Brasileira, pela UNIRIO. À frente de coros e formações orquestrais, o maestro também leciona na Universidade Estadual de Minas Gerais, onde coordena o Centro de Pesquisa da Escola de Música.

Coral BDMG na Estrada Real em Pinhões, Santa Luzia

Dia 7 de junho de 2014, às 20h30