12h00min - 06 de Julho de 2015 Atualizado em 14h05min

Coral Lírico de Minas Gerais apresenta repertório inédito e diversificado na capital

Programa reúne trechos operísticos e também vai fazer uma homenagem ao compositor mineiro Fernando Brant

Paulo Lacerda
Coral Lírico de Minas Gerais fará homenagem a Fernando Brant

Canções inéditas e obras que marcaram o repertório erudito do Coral Lírico de Minas Gerais no primeiro semestre deste ano dão o tom da série Lírico em Concerto, que receberá no Grande Teatro do Palácio das Artes o público do V Fórum Empresarial do Mercosul. O encontro reúne representantes dos Estados-Membros do bloco econômico sulamericano em Belo Horizonte, e o público em geral. O evento acontece no dia 14 de julho.

O programa da apresentação conta com a suíte inédita no repertório do Coral Lírico Três Canções Latino-americanas, com as peças En los Surcos del Amor, de Carlos Gustavino; Jacinto Chiclana, de Jorge Luis Borges; e o tango Verano Porteño, de Astor Piazzola. Também fazem parte do repertório trechos dos coros da ópera Carmen, de Georges Bizet, e um medley que reúne canções do musical West Side Story e composições de Fernando Brant.

Segundo Lincoln Andrade, as peças remetem às tradições folclóricas da Argentina e contrastam com outras obras já interpretadas pelo Cirla Lírico. “Essas peças têm ritmos fortes e são muito melódicas. Um estilo que muitos ainda não conhecem e que têm uma sonoridade muito bonita para a música coral”, explica Lincoln.

Ainda no programa, os coros Contrabandistas, Cigarreiras e Les Voici, da Marcha dos Toureiros, da ópera Carmen, de Georges Bizet. O Coral fará uma sequência das árias Suivons l’amant e Elle a quite ces lieux, da ópera Lucia di Lammermoor, de Gaetano Donizzetti. De acordo com Lincoln Andrade, com essas composições, o Coral Lírico “coloca um passo na memória e o outro no futuro”.

A apresentação é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Medley contemporâneo

Baseado na história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, o musical West Side Story, composto por Leonard Bernstein e libreto de Stephen Sondheim, traz mais contemporaneidade às apresentações. Desta peça, o Coral Lírico interpreta as composições Tonight, I Feel Pretty, One Hand, One Heart, Maria e America, acompanhados por piano. O musical explora a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues de rua de diferentes etnias, no bairro de West Side, em Nova York.

O encerramento será marcado por uma homenagem a um dos maiores nomes da música mineira e nacional: o cantor e compositor Fernando Brant, falecido em 12 de junho deste ano. Os coristas interpretam Ponta de Areia; Estrela, Estrela; Bailes da Vida e Para Paula e Bebeto. O arranjo musical é assinado por Fred Natalino e pelo maestro Lincoln Andrade, que destaca este momento final do concerto como uma lembrança à vida e à obra de Brant. “Ele deixou uma lacuna aberta na música brasileira, na esperança por dias melhores, na utopia por justiça e na fé da amizade”, finaliza.

Serviço:

Lírico em Concerto – V Fórum Empresarial do Mercosul