Segurança / Defesa Social

15h57min - 22 de Maio de 2015 Atualizado em 16h06min

Corpo Bombeiros e UFMG disseminam a cultura de prevenção aos incêndios

Em fase inicial, projeto aposta na educação para conscientizar crianças e adolescentes para a importância do cuidado

Bombeiros/Divulgação
O projeto prevê um treinamento específico para alunos e professores de escolas mineiras

Projeto desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aposta na educação para conscientizar crianças e adolescentes para a importância da prevenção aos incêndios e ensiná-los como agir nessas situações. Ainda em fase inicial, a proposta foi apresentada ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, nesta sexta-feira (22/5), na Cidade Administrativa.

Uma equipe da UFMG, formada pelo vice-diretor da faculdade de Arquitetura, professor Paulo Gustavo Von Krüger, o aluno do curso de design, Gustavo Braga Cota, e os mestrandos em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Marcelo Silvino, Reynaldo Martins Filho e Thiago Ferreira mostraram como está sendo delineado o projeto piloto que deverá contar com a ajuda de parceiros para a sua implementação.

“É evidente a necessidade de uma mudança cultural na prevenção de incêndio em nosso país. Em outros países já existe essa 'cultura de prevenção' e aqui no Brasil, buscamos isso. A partir do momento em que agimos em todos os atores da educação escolar, ou seja, treinamos crianças, professores e funcionários de escolas, a resposta será mais efetiva. A educação consegue mudar a postura das pessoas”, afirma o professor Paulo.

O projeto ainda não tem prazo para ser finalizado. Nesta etapa, os integrantes da UFMG estão apresentando a proposta a futuros parceiros. Entre eles, está o Corpo de Bombeiros. “O Corpo de Bombeiros também difunde essa cultura de prevenção. Como nossa capilaridade ainda é pequena, a ajuda de parceiros é fundamental”, diz o diretor de Assuntos Institucionais da corporação, coronel Edgard Estevo.

De acordo com o coronel, há também uma falta de cultura de “autoproteção” do cidadão, "não só no combate aos incêndios, mas em outras situações como inundações e enchente e há necessidade de acelerar esse processo de conscientização”.  Edgard Estevo ainda citou iniciativas exitosas já realizadas pela corporação, que usam a educação para difundir conceitos de prevenção.

Treinamento de alunos e professores

O projeto prevê um treinamento específico para alunos e professores de escolas, creches, Unidades de Educação Infantil e outros estabelecimentos de ensino. O público-alvo seria dividido em grupos por faixa etária, de quatro anos até a adolescência. A ideia é que o projeto se desenvolva por meio de treinamento lúdico que envolverá teoria, prática e mudança de comportamentos.

Para isso, seriam utilizados recursos como músicas e personagens que fazem parte do universo das crianças. Os mentores do projeto também vislumbram outra possibilidade: a de inclusão na grade curricular ou no desenvolvimento das atividades em sala de aula, de disciplinas e comportamentos frente a situações de incêndios, o que, segundo eles, contribuiria para que essas informações atingissem também a família.

As etapas seguintes incluem a apresentação de um projeto piloto e a execução experimental em uma escola. Nas próximas semanas, uma nova reunião deverá ser realizada entre a instituição e o Corpo de Bombeiros.