14h46min - 03 de Junho de 2015 Atualizado em 15h06min

Corpus Christi terá blitze e restrição de tráfego nas estradas de Minas Gerais

Bernadete Amado
Ação do DER/MG vai envolver as 40 Coordenadorias Regionais

Equipes de Fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) estarão distribuídas, de hoje (3/6) até a próxima segunda-feira (8/6), em operações de blitze nas rodovias do Estado, envolvendo as 40 Coordenadorias Regionais.

As ações serão diárias e terão 250 agentes empenhados em preservar a vida de motoristas, passageiros e pedestres que circularão pelas rodovias durante o feriado de Corpus Christi, bem como garantir um serviço de transporte coletivo de passageiros adequado, regular e seguro.

Restrição de veículos pesados

Em cumprimento à Portaria 3380/15, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, o DER/MG adotará a restrição ao tráfego, nas rodovias de pista simples, para os veículos superdimensionados de carga (CVC), combinações de transportes de veículos (CTV) e cargas indivisíveis, no período do feriado de Corpus Christi, quando há aumento significativo da circulação de veículos. A restrição atinge aos veículos de carga de grande porte, mesmo que esteja vazio ou tenha a Autorização Especial de Trânsito (AET).

As restrições começam hoje (3/6), das 16h à meia-noite, e prosseguem na quinta-feira (4/6), de 6h às 12h, e no domingo (07/06), das 16h à meia-noite. A Fiscalização do DER/MG alerta o motorista para o descumprimento da Lei Federal Nº 9.503/97, que prevê penalidades como a perda de quatro pontos na CNH, multa de R$85,13 e retenção do veículo até o término do horário de restrição.

Ações educativas

Durante o feriado, também serão realizadas blitze educativas para conscientizar os motoristas sobre comportamento seguro no trânsito, aproveitando o aumento do fluxo de veículos que circulam pelas rodovias estaduais.

Confira a programação para algumas regiões do Estado:

- Durante a Festa Nacional do Milho em Patos de Minas, que coincide com o feriado, a 14ª Coordenadoria Regional (situada na mesma cidade) fará blitze educativas nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho nos seguintes locais:  MG-410, no município de Presidente Olegário; na MGC-354, em Presidente Olegário e Patos de Minas e também nos Terminais Rodoviários de Lagoa Formosa, Patos de Minas e Presidente Olegário;

- A 18ª Coordenadoria (Monte Carmelo) realizará blitze nos dias 3 e 4 de junho nas MGs 190 e 230, abrangendo os municípios de Romaria e Patrocínio;

- A 2ª CRG (Guanhães) terá blitz nos dias 3, 4, 5 e 7 de junho na MGC-120;

- A 16ª Coordenadoria Regional (Oliveira) realizará ações educativas na MG-050 no dia 4 de junho e na MG-260 no dia 8 de junho;

- A 31ª Coordenadoria Regional (Ituiutaba) fará ações educativas, nos dias 3 e 4 de junho, na MGC-497, no município de Campina Verde;

- A 38ª CRG (Capelinha) atuará na MGC-120, nesta quarta, dia 3;

- A 1ª Coordenadoria Regional do DER em Belo Horizonte realizará blitze nos dias 3, 5 e 6 na MG-424, em Pedro Leopoldo.