Economia / Desenvolvimento

13h09min - 13 de Março de 2013 Atualizado em 04h16min - 28 de Junho de 2013

Crescimento da produção industrial em Minas Gerais supera média nacional

Em janeiro deste ano, com relação ao mesmo mês de 2012, crescimento atingiu 10,1% de acordo com sondagem do IBGE

A produção industrial em Minas Gerais cresceu 10,1% em janeiro deste ano, na comparação com janeiro de 2012, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desenvolvimento de Minas foi superior à média nacional, de 5,7% no mesmo período. O estado registrou o terceiro maior crescimento na produção industrial do país no período, atrás apenas do Ceará, com 15,4%, e Rio de Janeiro, com 13%.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, “o resultado indica que os empresários mineiros do setor industrial estão aproveitando as vantagens competitivas de Minas Gerais, principalmente de proximidade aos mercados consumidores maduros e os que mais têm registrado crescimento no País, para ampliar a geração de negócios”.

No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial de Minas Gerais cresceu 2,4%, enquanto a média nacional caiu 1,9%. O estado perdeu apenas para a Bahia, que registrou crescimento de 4,3% no mesmo período. A pesquisa englobou 14 regiões e 8 registraram decréscimo no acumulado dos últimos 12 meses.

Em janeiro deste ano, a produção industrial mineira cresceu 1,6% na comparação com o mês anterior. Os crescimentos recentes foram impulsionados pelos setores têxtil, alimentos e bebidas, calçados e artigos de couro, além de minerais não-metálicos. Também contribuíram para os dados positivos da indústria os segmentos automotivo, farmacêutico e produção de álcool.

Indicadores regionais da indústria