13h21min - 28 de Julho de 2015 Atualizado em 12h17min

Cultura investe R$ 200 mil na conservação e manutenção do Memorial Tancredo Neves

Convênio garante para 2015 e 2016 o funcionamento do equipamento cultural, que narra a trajetória pessoal e política do ex-presidente

Divulgação Memorial Tancredo Neves
O memorial foi aberto no dia 8 de dezembro de 1990, em São João del-Rei

Com o compromisso de motivar o resgate histórico e valorizar a memória cultural mineira, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) destina R$ 200 mil, entre 2015 e 2016, para a garantia da manutenção e conservação do Memorial Tancredo Neves, instalado em São João del-Rei, região Central de Minas Gerais.

Sob a gestão da Fundação Presidente Tancredo Neves, o memorial preserva a história do estadista mineiro e personalidade são-joanense. Em nove salas de exposição, a instituição reconstitui a vida do ex-presidente Tancredo de Almeida Neves, desde sua infância em São João del-Rei até sua morte, no ano de 1985.

O convênio publicado no Diário Oficial no dia 22 de julho envolve o pagamento de salários e honorários contábeis e a realização de outras despesas. Os recursos serão também destinados à autenticação de documentos e à aquisição de materiais de limpeza e conservação.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destaca a importância do convênio e o associa a outros atos da mesma natureza. “A valorização da memória de Minas Gerais é uma diretriz da nossa gestão. Nesse sentido, investimos no Memorial Tancredo Neves e nas casas de Alphonsus Guimaraens e de Juscelino Kubitscheck, para que os mineiros possam ter acesso à história de três personalidades da nossa cultura”, diz. “Também reabrimos ao público o Museu da Cachaça, que perpassa o ciclo produtivo desse produto ícone que faz parte da identidade do Estado”, lembra o secretário.

“Firmar este acordo com a Secretaria de Estado de Cultura é de suma importância para o nosso memorial. O apoio do Governo de Minas Gerais viabiliza nosso trabalho para que possamos manter viva, na sua terra natal, a história de Tancredo Neves, ícone do ideal democrático”, considera o administrador do equipamento cultural, Vicente de Paulo Menezes Machado.

Memorial Tancredo Neves

Aberto no dia 8 de dezembro de 1990, em São João del-Rei, o memorial narra a trajetória pessoal e política do homem que construiu a moderna democracia brasileira, em linguagem contemporânea, além de disponibilizar ao público acervo referente à trajetória do ex-presidente.

Ao lado da Ponte do Rosário, está abrigado no prédio, do século XIX, que foi a primeira casa bancária de Minas Gerais e, posteriormente, o Banco Almeida Magalhães, também o primeiro do Estado. O imóvel também serviu como residência de famílias tradicionais da cidade, depois foi ocupado pela prefeitura. Antes de começar sua restauração, em 1987, várias repartições do município funcionavam no local.

Em nove salas expositivas, o memorial possibilita aos visitantes uma aproximação com a trajetória política de Tancredo, que começou a carreira como vereador, foi deputado federal durante a ditadura militar, tornou-se um símbolo na luta pelas eleições diretas e morreu antes de assumir a Presidência da República, em 1985.

O memorial possui ainda um auditório, com capacidade para 60 pessoas, em que são oferecidas reportagens, cenas de viagens e da campanha das Diretas Já. A Fundação pretende ainda, com o projeto museológico do equipamento, promover e estimular a formação de líderes políticos comprometidos com o ideal republicano e federativo.

Memorial Tancredo Neves

Rua Padre José Maria Xavier, no.7 São João del-Rei

Fone: (32) 3371.7836

Funcionamento: terça a sexta, das 13h às 17h e sábados e domingos, das 9h às 17h