10h52min - 03 de Julho de 2015 Atualizado em 10h59min

Cultura investe R$ 5 milhões na manutenção do patrimônio de Tiradentes

Os recursos são para compra de caminhão de combate a incêndio e revitalização de calçadas e calçamento

O Governo de Minas Gerais agrega mais valor à vocação turística e patrimonial da histórica cidade de Tiradentes. Neste sábado (4/7), o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, visitam o município mineiro para oficializar a entrega do caminhão de combate a incêndio e o início das obras de restauração do calçamento e calçadas do centro histórico da cidade.

Os investimentos, provenientes do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), somam mais de R$ 5 milhões. Deste total, R$ 4.876.739,63 são destinados à revitalização das calçadas e calçamento do centro histórico. Já R$ 557.040,00, foram investidos na aquisição do caminhão autobomba tanque (ABT), de combate a incêndio, desenvolvido para atuar em sítios históricos na defesa do patrimônio cultural, ambiental e humano, tanto da cidade, quanto da região.

Durante essa semana, para melhor utilização do novo caminhão, os motoristas receberam treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Todas essas ações aconteceram na semana em que se comemora o Dia Nacional do Bombeiro (2 de julho).

Atencioso à preservação do patrimônio cultural mineiro, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destaca a relevância das ações para o município histórico. “Tiradentes oferece um exemplo em termos de organização do espaço urbano tombado. Cidades detentoras da memória do Brasil e de Minas Gerais são tesouros patrimoniais que necessitam de incentivos para sua conservação. Assim, ganha a mobilidade urbana, o patrimônio, a paisagem e a dinâmica do turismo”, ressalta Angelo Oswaldo.

O comandante-geral do CBMMG, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, destaca a importância das parcerias entre a corporação e municípios. “A doação deste caminhão de combate a incêndio reforça o nosso compromisso com as ações de preservação do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais”, avalia.

O prefeito de Tiradentes, Ralph Justino, reconhece a importância do apoio da SEC. “Nossa cidade está recebendo um investimento na ordem de R$5 milhões, proporcionado pelo governo de Minas Gerais, através de sua Secretaria de Cultura e do BNDES, que trará mais segurança e tranquilidade para nosso patrimônio”.

Medidas de conservação

Também na linha de preservação do patrimônio, o prefeito do município oficializou, em abril, o fechamento para o trânsito de automóveis todas as sextas, sábados, domingos e feriados no centro histórico do município. Tiradentes é a segunda cidade do país a adotar a medida, que tem como objetivo a proteção do patrimônio histórico do município. A outra é Paraty, no Rio de Janeiro.