Ciência e Tecnologia

16h05min - 13 de Janeiro de 2014 Atualizado em 16h09min

Curso de Agronomia da Unimontes recebe selo de qualidade do Arcu-Sul

Poucos cursos de agronomia do Brasil possuem esse selo de qualidade, fruto de um acordo de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile

O curso de Agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros, ministrado no Campus de Janaúba, foi acreditado no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação (Arcu-sul). “A conquista é muito importante para a instituição, pois poucos cursos de Agronomia do Brasil possuem esse selo de qualidade”, frisou o professor José Augusto dos Santos Neto, coordenador da referida graduação.

O Arcusul é resultado de um acordo entre os ministérios de Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile, com homologação pelo Conselho do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul). O sistema executa a avaliação e creditação de cursos universitários, com gerenciamento pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação, no âmbito do Setor Educacional do Mercosul.

A concessão conferida ao curso de Agronomia da Unimontes tem validade até o ano de 2019, quando a graduação passará por outra avaliação. “O título coloca a graduação em destaque nacional e internacional”, completou o professor José Augusto Neto.

Integração

O Sistema ArcuSul visa estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação em nível superior, necessária para a promoção do desenvolvimento educacional, econômica, social, política e cultura dos países da região. A certificação da qualidade acadêmica é obtida por meio de procedimentos e critérios previamente aprovados pelo Setor Educacional do Mercosul.

A iniciativa oferece garantia pública entre os países da região do nível acadêmico e científico dos cursos de Agronomia. O nível acadêmico é estabelecido conforme critérios e perfis tanto ou mais exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais análogos.

Unimontes- O curso de Agronomia da Unimontes, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), iniciou suas atividades em 1996, sendo vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Possui um corpo de docente composto em sua maioria por mestres e doutores (93%) mantém na atualidade um universo de 207 acadêmicos matriculados. Até agora foram realizadas 22 solenidades de outorga de grau, com a formatura de 434 engenheiros-agrônomos.

O professor José Augusto salientou que os profissionais egressos do curso de Agronomia da Unimontes estão atentos aos recursos ambientais disponíveis na região, tanto no sentido de saber aproveitá-los para incrementar a produção agropecuária como para saber aproveitá-los e avaliar sua capacidade de uso. Além disso, destacou o professor José Augusto, “o curso é voltado para formar profissionais com aptidão para resolver os problemas regionais ligados à produção agropecuária.