Minas por Região
Educação

10h41min - 29 de Julho de 2015 Atualizado em 10h43min

Curso ministrado por educadores indígenas reforça identidade cultural do povo Xacriabá

Curso de Magistério Indígena ofertado pela Secretaria de Estado de Educação auxilia 80 educadores em sua prática pedagógica

Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, em visita ao território Xacriabá
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, em visita ao território Xacriabá

Edna Alves de Barros é professora dos anos iniciais da Escola Estadual Indígena Manykã. Localizada na aldeia Riacho do Brejo, no território Xacriabá no município de São João das Missões, no Norte de Minas Gerais, a escola atende a cerca de 220 alunos. Há seis anos, quando começou a lecionar, a educadora contava apenas com a formação no ensino médio. Hoje ela tem a oportunidade de expandir seus conhecimentos a partir do curso de magistério indígena.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) teve início neste mês de julho e conta com a participação de 80 alunos. O curso é realizado na Escola Estadual Indígena Bukimuju, na comunidade Xacriabá e é voltado, prioritariamente, a professores indígenas xacriabás que lecionam, mas não possuem habilitação mínima.

“A maior dificuldade que eu encontrava como professora era o fato de não ter a formação completa. Entramos em sala de aula apenas com ensino médio e hoje temos a oportunidade de concluir o magistério para reforçar em sala de aula”, ressalta Edna.

Do conteúdo que já viu no primeiro mês de curso, a professora destaca a forma lúdica de se trabalhar. “É um curso voltado para a nossa cultura e vai nos ajudar muito em sala de aula. Muitas coisas que estou vendo já penso em levar para os alunos, como brincadeiras, histórias e formas de trabalhar as pinturas”, conclui.

Essa é a primeira vez que os professores formadores do curso serão os próprios professores indígenas. A formação tem duração de um ano e meio e é dividida em três eixos: Terra, território e direitos indígenas; Múltiplas linguagens e língua indígena; e Pedagogia Indígena.

Elisama Gomes é da aldeia Morro Vermelho. Ela é professora dos anos iniciais em uma escola vinculada à Escola Estadual Indígena Kuhinãn Xacriabá e é uma das tutoras do curso de magistério. A educadora ressalta a importância de o curso ser realizado dentro do território indígena.

“A vantagem é que a gente trabalha com professores indígenas e o curso acontece dentro do território indígena. É um momento de fortalecimento da nossa cultura. A dinâmica é totalmente diferente de você pegar um material didático diferente da realidade do povo. Então a gente trabalha com o que a gente tem. Estamos em um processo de construção do nosso material didático. Em arte e literatura, por exemplo, os alunos produzem versos e músicas”, afirma a educadora.

Em visita ao território Xacriabá, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou que “a realização do curso na localidade demonstra a força da educação indígena na comunidade, não só pelos seus efeitos na área educacional, mas porque demonstra o poder da educação no desenvolvimento da população”.

A Secretaria de Estado de Educação já ofertou o curso de magistério indígena em três turmas (nos anos 1996 a 1999, 2000 a 2004 e 2004 a 2008). O curso, de nível médio, foi responsável pela formação de 213 professores indígenas de várias etnias e foi ofertado concomitantemente à formação do ensino médio.

Educação indígena no Estado

Minas Gerais conta com, aproximadamente, 3.500 mil alunos indígenas das etnias Kaxixó, Krenak, Maxakali, Pataxó, Pankararu, Xacriabá, Xucuru-Kariri e Mokurin. O Estado tem 17 escolas indígenas e duas turmas vinculadas a escolas não indígenas. O atendimento escolar indígena é feito em 64 endereços. As escolas estão localizadas em sete municípios.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato