10h02min - 13 de Agosto de 2015 Atualizado em 12h52min

Curso oferecido pelo governo mineiro abre mercado para a educação infantil

Mais de 16 mil vagas serão disponibilizadas para todo o Estado. O Governo Federal pretende em 2016 universalizar a educação infantil para a idade de 4 a 5 anos

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai oferecer, ainda neste segundo semestre, 16.500 vagas do Curso Normal de Nível Médio no Estado. O curso, conhecido como Magistério, já começou em diversas regiões e tem como objetivo formar profissionais para atuarem na educação infantil.

Em 2016, o Governo Federal pretende universalizar a pré-escola para a idade de 4 a 5 anos. O Governo de Minas Gerais, em parceria com os municípios, oferece a formação em toda rede estadual. A finalidade é desenvolver um quadro de professores que atuam ou desejam trabalhar na área e não possuem a qualificação definida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

A capacitação dura um ano e meio, tem carga horária de quatro aulas de 50 minutos por dia. Os turnos são definidos pelas escolas, não há custo e o material didático está incluído. O curso é de nível técnico e é certificado pela SEE.

Bruno Martins, de 18 anos, está fazendo o Magistério e concilia com a faculdade de História. Ele quer entrar logo nas salas aula. “Lecionar sempre foi um sonho. Com essa oportunidade vejo a possibilidade de ingressar no mercado devidamente qualificado e lecionar em outros graus de escolaridade”, enfatiza.

O diretor da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos, Wesley Rodrigues, onde Bruno estuda, conta que é a 1º vez que esse curso será ministrado no estabelecimento com 160 vagas ofertadas. Ainda há 200 pessoas na lista de espera. Essa era uma reinvindicação da população. “A grande procura dos moradores pelo Magistério nos incentivou a pedir mais vagas à SEE. Agora, nossa escola proporcionará a população comodidade e praticidade de locomoção, pois a outra escola da cidade que oferece o curso Magistério é mais afastada”, comenta.

O Diretor da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Uberlândia, Jakes dos Santos, explicou que a demanda de emprego na área aumentou consideravelmente. “Com a abertura de novas creches a prefeitura da cidade tem procurado mão de obra qualificada. Até mesmo a rede privada tem demandado professores da educação infantil”, ressalta.

Este ano, no primeiro semestre, 295 escolas formaram mais de 11.200 profissionais do Magistério no estado.

Como se inscrever

Os interessados podem se cadastrar nas escolas da rede estadual em qualquer época do ano. É criada uma lista dos candidatos ao Magistério. Anualmente as escolas repassam à SEE esta lista por meio do plano de atendimento, instrumento utilizado para informar às demandas da escola.

A SEE avalia e verifica a procedência das vagas de acordo com a região. A lista precisa conter no mínimo 40 pessoas para fechar as turmas. Quando os números se excedem os cadastrados ficam no banco de reservas para o próximo semestre. Após o cadastro é preciso confirmar a data de início das aulas. Para saber qual escola ministra o Curso Normal de Nível Médio é preciso procurar a  SRE de cada região.