13h31min - 07 de Janeiro de 2013 Atualizado em 06h48min - 01 de Julho de 2013

Cursos do Plug Minas ainda têm inscrições abertas em janeiro

Programa gratuito do Governo de Minas é dedicado a jovens de 14 a 24 anos que estudam ou se formaram em escolas públicas

Bruno Lima
Em oficina de dança realizada no Plug Minas, alunos desenvolvem novas formas de expressão

Continuam abertas as inscrições para os cursos do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital. Podem se inscrever jovens com idades entre 14 e 24 anos que estudam ou se formaram em escolas públicas e que residem em Belo Horizonte ou Região Metropolitana.

Em 2013, são oferecidas cerca de mil vagas distribuídas em quatro núcleos: Laboratório de Culturas do Mundo, Jogos Digitais, Valores de Minas e Empreendedorismo Juvenil. As inscrições podem ser feitas no site www.plugminas.mg.gov.br, exceto no caso deste último núcleo, que já teve suas inscrições encerradas em 2012. Todos os cursos são gratuitos.

De acordo com o edital, o processo seletivo do Plug Minas é divido em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento do formulário eletrônico. A ficha contém dados pessoais do candidato, informações socioculturais, contatos, entre outros. Já a segunda etapa é composta pela seleção dos classificados na etapa 1 e tem caráter eliminatório. Cada núcleo adota critérios e métodos específicos de seleção.

Confira abaixo o prazo de inscrição de cada núcleo:

Núcleo Laboratório de Culturas do Mundo
50 vagas para Espanhol - Inscrições de 1º de novembro a 14 de janeiro de 2013

Além de aprender os idiomas Inglês ou Espanhol, no LCM o jovem conta com várias disciplinas que mostram como funciona a realidade de outras culturas e, também, preparam o estudante para o mercado de trabalho. Como grande parte das aulas é realizada em ambientes virtuais, é superimportante ter conhecimento em informática e acesso à internet. Vale dizer também que, pelo menos uma vez por semana e um sábado por mês, o estudante precisa ir ao Plug Minas para participar das atividades presenciais.

Núcleo INOVE – Jogos Digitais
250 vagas – Inscrições de 1º de novembro a 14 de janeiro de 2013

Quem estuda no Núcleo INOVE – Jogos Digitais aprende a usar as tecnologias da computação e da arte digital para construir jogos de entretenimento, treinamento profissional, publicidade e web. Durante o curso, os jovens aprendem a criar e a projetar jogos digitais bidimensionais e, além disso, também ficam por dentro de áreas como Game Design, Programação de Computadores e Arte 2D.

Núcleo Valores de Minas
500 vagas – Inscrições de 14 de janeiro a 03 de março de 2013

O Valores de Minas oferece aulas de arte em cinco linguagens: Artes Visuais, Circo, Dança, Música (Canto, Harmonia e Percussão) e Teatro. Além disso, os estudantes que fazem parte do Núcleo contam também com disciplinas teóricas como Literatura, Filosofia e Linguagens. O objetivo principal do trabalho desenvolvido pelo Núcleo é possibilitar a formação cidadã e o crescimento pessoal, aliados ao desenvolvimento cultural e artístico de cada jovem.