Copa do Mundo

13h53min - 13 de Julho de 2012 Atualizado em 15h22min - 30 de Junho de 2013

Cursos gratuitos para a Copa de 2014 encerram inscrições dia 16

Serão oferecidos 32 cursos com turmas presenciais nas 12 cidades-sede

Interessados nos cursos gratuitos de capacitação profissional do programa Pronatec Copa, oferecido pelo Ministério do Turismo, para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 têm até esta segunda-feira (16) para realizar inscrição pelo site www.pronateccopa.turismo.gov.br. São oferecidos 32 cursos com turmas presenciais nas 12 cidades-sede e entorno, além de aulas de inglês, espanhol e libras (língua de sinais), para quem tem 18 anos ou mais. Em Minas Gerais, os municípios de Brumadinho, Nova Lima, Sabará e Sete Lagoas fazem parte do pacote, alem da capital. Têm prioridade na seleção os portadores de deficiência e pessoas que já trabalham em profissões relacionadas ao turismo.

Para os que tiverem o ensino fundamental incompleto, as ofertas são para auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de confeitaria, atendente de lanchonete, camareira, chapista, churrasqueiro, condutor de visitantes, copeiro, garçom básico, cozinheiro industrial, masseiro, mensageiro, monitor ambiental, monitor de recreação, padeiro e confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista, recepcionista de eventos, salgadeiro e sushiman.

Já os que tenham ensino fundamental completo, os cursos são de agente de informações turísticas e mestre de cerimônias. Já quem tiver o ensino médio incompleto poderá se qualificar como auxiliar de serviços de hospedagem, auxiliar de agenciamento de viagens e recepcionista em meios de hospedagem. Os interessados com ensino médio completo poderão se capacitar como bartender, condutor de turismo de aventura, organizador de eventos, sommelier e agente de viagens. Vale lembrar que os alunos com o ensino fundamental completo ou escolaridade superior poderão inscrever-se, simultaneamente, no curso de capacitação e em um curso de idioma ou de libras.

É importante lembrar que a inscrição no Pronatec Copa só é efetivada quando o aluno faz a confirmação. Para isso, depois de preencher o formulário, escolher o curso e finalizar a inscrição, basta clicar no link de confirmação enviado por email pelo sistema do Pronatec Copa. Os inscritos receberão todas as informações, como data de início das aulas e horário de cada curso em sua cidade. Vale ficar atento à caixa de lixo eletrônico (spam).

As turmas formadas terão de sete a 30 alunos, variando conforme a demanda. Todos os alunos terão direito a auxílio-transporte e auxílio-alimentação. Com uma média de 160h/aula (equivalente a quatro meses de duração), o curso será oferecido de forma gratuita e presencial. Alunos que não forem convocados poderão refazer o procedimento quando as inscrições forem reabertas.

Desde que o Pronatec Copa reabriu as inscrições, o Ministério do Turismo registrou 105.264 inscritos. Desse total, 92.044 solicitaram vagas nos cursos técnicos e 13.220 nos cursos de idiomas. Até o momento, o curso de inglês intermediário conta com a maioria das solicitações na área de idiomas (2.636 inscritos) e, na área técnica, o curso de recepcionista de eventos é o mais procurado (11.441 inscritos).

A solicitação para ingressar no programa deverá ser feita exclusivamente pelo site do Pronatec Copa http://www.pronateccopa.turismo.gov.br. Outras dúvidas poderão ser esclarecidas pela central telefônica do Ministério do Turismo. O número é: 0800-606-8484.