Gestão | Governo

17h26min - 25 de Maio de 2015 Atualizado em 17h40min

Defensoria Pública divulga resultado do concurso para contratação de defensores

Comissão do Concurso divulgou 136 nomes, dos quais 100 serão efetivados, respeitando prazos de desistência e classificação de excedentes previstos em Edital

A Defensoria Pública de Minas Gerais publicou o resultado do concurso público destinado ao provimento de cargos de defensores públicos. A classificação final do concurso referente ao Edital 01/2014 foi publicada no Diário Oficial do Estado, na quinta-feira (21/5).

Por meio do Ato nº 30/2015 a Comissão do VII Concurso divulgou 136 nomes para ingresso na carreira, dos quais 100 serão efetivados, respeitando os prazos para desistências e a classificação de excedentes previstos no Edital. Clique aqui e veja a listagem dos nomes aprovados.

A próxima etapa é a homologação do concurso - ato administrativo - que será praticado pela autoridade competente, a defensora pública-geral Christiane Neves Procópio Malard, declarando encerrado o procedimento administrativo, atestando sua validade e regularidade.

Após a homologação do concurso será realizada a execução dos atos de nomeação e posse dos aprovados, o que ocorrerá no segundo semestre de 2015.

O objetivo é designar nomes para as regiões Metropolitana, Norte, Jequitinhonha e Vale do Mucuri, entre outras, ainda a serem definidas pela Defensoria Pública Geral.

A estratégia de distribuição dos novos cargos a serem providos, de acordo com o planejamento da Defensoria Pública Geral contempla, prioritariamente, o fortalecimento das estruturas existentes, o que se justifica pelo número reduzido de defensores públicos em relação à elevada demanda social.

Por outro lado, de acordo com o fundamento a Defensoria Pública de Minas Gerais visa a expansão de sua atuação, alcançando comarcas que não contam com representação da instituição.

Atualmente das 296 comarcas existentes 103 estão providas, ainda que em número insuficiente, de defensores públicos. A lei orgânica prevê 1.200 cargos. Hoje, 582 estão efetivamente preenchidos. O déficit de 518 profissionais demandará, posteriormente, nova realização de concursos públicos, o que será construído com a atual gestão do governo para atendimento da emenda constitucional n. 80/2014.