Trabalho / Social

17h35min - 06 de Maio de 2015 Atualizado em 17h01min - 07 de Maio de 2015

Defensoria Pública inaugura nova sede em Uberaba nesta quinta-feira

As instalações possibilitam melhoria e acolhimento dos assistidos e defensores públicos regionais na comarca do Triângulo Mineiro

A inauguração oficial da nova sede da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) será realizada em continuidade à política institucional da administração de ocupação de unidades custeadas com recursos próprios e representa o exercício de sua autonomia e das melhorias para assistidos e defensores públicos de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

A sede está localizada na Avenida Maranhão 1421, no bairro Universitário, em Uberaba. A solenidade de inauguração terá a presença da defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, nesta quinta-feira, às 17 horas.

A nova instalação, em funcionamento desde dezembro de 2014, conta com espaço bem maior que a extinta sede (que localizava-se no Centro), acolhe melhor os trabalhos da DPMG, pois muitos atendimentos agora podem ser realizados no local e, segundo o defensor público da comarca de Uberaba, Elias Manuel Gomes, isso proporciona o avanço nos serviços prestados à população.

“Esta nova sede da Defensoria Pública passa fazer parte de um polo jurídico de Uberaba e esse novo espaço, sem sombra de dúvidas, vai ao encontro do objetivo principal de seguir ampliando os resultados positivos”, afirma. Hoje, 16 defensores públicos atuam na comarca de Uberaba nas áreas da Infância e Juventude, Cível, Família, Criminal e Execução Penal.

Elias Manuel explica ainda que casos da área da Família - em que há acordos presenciais - estão sendo realizados na própria sede, sem necessidade de judicialização e este formato pode vir a ser estendido para a área Cível. "Esta maneira de atuação já está sendo avaliada nos quesitos técnicos e funcionais para ser feita também na Cível e demais instâncias", diz.

Defensoria Pública

A Defensoria Pública de Minas Gerais é a instituição responsável por prestar assistência jurídica e gratuita aos necessitados; além de promover a solução extrajudicial de conflitos, educação em direitos e conscientização da população sobre direitos humanos, cidadania e ordenamento jurídico.

Na comarca de Uberaba, somente em 2014, realizou 73.835 prestações jurídicas. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015, foram 17.000 atendimentos.