14h05min - 22 de Maio de 2015 Atualizado em 14h08min

Defesa Civil conclui treinamento para gestão de desastres

Ferramenta é importante para o enfrentamento de situações de risco e complexidade. Curso envolveu representantes mineiros e também de outros estados

Divulgação/Cedec
Curso foi realizado na Cidade Administrativa, com aulas ministradas pela própria Defesa Civil

O Gabinete Militar do Governador, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), concluiu o segundo curso básico de Sistema de Comando em Operações (CBSCO). O treinamento, realizado no complexo da Cidade Administrativa, teve como objetivo capacitar agentes para atuação qualificada, tanto em ações preventivas quanto em medidas de enfrentamento às adversidades.

As aulas foram ministradas por técnicos da própria Defesa Civil, experientes e habilitados no que diz respeito à gestão de desastres estaduais e nacionais. O curso orientou os participantes em temas como proteção e defesa civil, apresentação do Sistema de Comando de Operações (SCO), além de detalhamentos sobre áreas e instalações, comando integrado, estudo das funções do SCO, exercício funcional, controle de recursos operacionais, atividades de preparação, planos de ação e exercício de planejamento.

Esta foi a segunda turma concluída do curso básico // Divulgação/CedecParticiparam do treinamento integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). Completam a lista agentes da Defesa Civil de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Brumadinho, Itabirito, Itajubá, Jequitibá, Miraí e São Domingos da Prata, além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, da Hines Gerenciamento de Propriedades LTDA do Rio de Janeiro e Escoteiros 33 / GEAR do Rio Janeiro.

Sistema

O SCO é uma ferramenta gerencial que proporciona a capacidade de comandar, controlar e coordenar as operações de resposta em situações críticas e em ações preventivas, articulando os esforços de diferentes órgãos de proteção e defesa civil.

Segundo o secretário-executivo da Cedec, tenente coronel da Polícia Militar, Ronilson Caldeira, a ferramenta é “de extrema importância não só para defesa civil, mas para todo o sistema na gestão dos desastres”, apontou. Em um grande evento, observou o secretário-executivo, há vários órgãos atuando em conjunto, e, falar a mesma língua é extremamente importante. “No momento do desastre é importante um gestor e uma boa ferramenta de gestão. Com isto, estamos capacitando gerentes para possíveis desastres na região”, concluiu.