Segurança / Defesa Social

17h37min - 25 de Março de 2015 Atualizado em 17h58min

Defesa Civil Estadual realiza primeiro Curso do Comando em Operações do ano de 2015

Divulgação/Defesa Civil
Treinamento do Sistema de Comando em Operações realizado

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) promove até esta quinta-feira (26/3), no complexo da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o primeiro Curso Básico de Sistema de Comando em Operações (CBSCO) do ano de 2015. O objetivo do CBSCO é capacitar agentes para atuação qualificada tanto em ações preventivas quanto em medidas de enfrentamento às adversidades. Participam da capacitação os novos integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais.

A preparação faz parte das ações preventivas às medidas de enfrentamento a adversidades causadas pelos desastres. Os profissionais da área são instruídos com base na ferramenta gerencial do Sistema do Comando em Operações (SCO) para coordenarem os esforços de forma sistêmica e minimizarem eventuais dificuldades durante situações adversas.

O Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta gerencial para treinar, planejar, organizar, dirigir e controlar os grupos atuantes nas ações de resposta, no socorro e assistência às vítimas de desastres, especialmente quando as ações são realizadas por múltiplas agências, jurisdições ou equipes.

As aulas são ministradas por técnicos da própria Defesa Civil com experiência em gestão de desastres estaduais e nacionais e pelo 1° Tenente Wenderson Duarte Marcelino, da Academia de Bombeiros Militar – ABM.

O curso, com duração de três dias, contempla aulas sobre apresentação do SCO, áreas de instalações, comando integrado, estudo das funções do SCO, exercício funcional, controle de recursos operacionais, atividades de preparação e planos de ação e exercício de planejamento.