15h08min - 19 de Junho de 2015 Atualizado em 15h10min

Defesa Civil realiza capacitação para enfrentamento a desastres naturais

Participantes poderão atuar como multiplicadores na capital e em cidades do interior de Minas Gerais

O Gabinete Militar do Governador, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), realizou nesta semana a Capacitação Básica de Proteção e Defesa Civil. A preparação faz parte das ações de prevenção a desastres e são gerenciadas pela Escola Permanente de Defesa Civil.  O treinamento ocorreu na Cidade Administrativa,  em Belo Horizonte.

O objetivo era a conscientização em ações relacionadas à minimização de desastres como enchentes, alagamentos, escorregamentos, vendavais, estiagem, seca, acidentes envolvendo produtos perigosos, afetando o meio ambiente, dentre outros. Os participantes do treinamento agora estão aptos a aplicarem da melhor forma possível ações de prevenção e estabilização em situações críticas, para proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.

Além disso, outro objetivo do treinamento foi transmitir conhecimento para garantir a organização e funcionamento de uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC e capacitar os agentes e técnicos municipais para realizar atividades integradas ao Sistema Estadual e Nacional de Defesa Civil.

Durante as aulas, os docentes abordaram o histórico do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, instalação e operacionalização, sistema de monitoramento, alerta e alarme, mapeamento das áreas de risco, administração de abrigos temporários, sistema integrado de informação de desastres (S2ID), critérios para decretação de situação de emergência e captação de recursos.

O evento reuniu integrantes de Porto Esperidião de Mato Grosso, Child Fund Brasil – Fundo para Crianças de Belo Horizonte e Fortaleza/CE, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Meteorologista da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, além de representantes de órgãos públicos municipais de Belo Horizonte, Contagem, Japonvar, Jordânia, Medina, Mendes Pimentel, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Novo Cruzeiro.  Ao final do curso, todos os participantes receberão um certificado.

A próxima Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho e será destinado a todos os profissionais  que atuam  no sistema de proteção e defesa civil. As fichas inscrições estão disponíveis no site da Defesa Civil e poderão ser enviadas através do email: escola@defesacivil.mg.gov.br. Mais informações: (31) 3915-0274 e (31) 3915-0226.