Segurança / Defesa Social

12h50min - 22 de Julho de 2014 Atualizado em 09h00min - 23 de Julho de 2014

Defesa Social inaugura Centro de Prevenção à Criminalidade em Ribeirão das Neves

O local irá atender diversas comunidades do município com os Programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos

Bernardo Carneiro/Seds
O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, disse que as atividades dos Centros de Prevenção são fundamentais na contenção da criminalidade

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) inaugurou nesta terça-feira (22/07), em Justinópolis, Ribeirão das Neves, a 47ª unidade de prevenção à criminalidade de Minas Gerais e a quarta do município. O local irá atender as comunidades dos bairros Urca, Canoas, Tony, Lídice, Vila Braúnas, São José, Sônia, Guadalajara, Cerejeiras, Laredo e Santa Fé, com os Programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos.

Criado em 2003, o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo atende, por ano, uma média de 12.500 mil jovens, com 500 oficinas culturais, esportivas e artísticas. Nas áreas em que foi implantado, houve redução de até 50% dos índices de homicídios. Atualmente, o programa é desenvolvido em 34 centros de prevenção, incluindo a unidade recém-inaugurada em Ribeirão das Neves.

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, considera as atividades dos Centros de Prevenção fundamentais na contenção da criminalidade no Estado. “Vários municípios da Grande BH têm reduzido em curto e médio prazo os níveis de homicídios, mantendo essa queda ao longo dos anos”, afirmou.

No CPC Justinópolis irão trabalhar cinco técnicos, sendo dois no Fica Vivo e três no Mediação, formados, em Serviço Social, Psicologia, Direito e Ciências Sociais.

Expansão

O município de Ribeirão das Neves já dispõe de três unidades de prevenção à criminalidade, situados nos bairros Rosa Neves, Veneza e Centro. Nos dois primeiros funcionam os programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos e no Bairro Centro, o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e a Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa).

Para o coordenador de Prevenção à Criminalidade da Seds, Talles Andrade, a aproximação e o diálogo com as comunidades têm um papel fundamental nas diversas políticas de prevenção. “A atuação de forma integrada faz parte de um modelo inovador de segurança pública, que consiste também em orientar os cidadãos no acesso a seus direitos”, explica o coordenador.