17h36min - 07 de Julho de 2015 Atualizado em 17h43min

Desafios para o ensino médio são destacados em seminário estadual

Secretária Macaé Evaristo disse que a valorização profissional passa pela formação continuada, mas também por educadores bem remunerados

Carlos Alberto/Imprensa MG
Secretária Macaé Evaristo enfatizou também o avanço na valorização dos professores, com o pagamento do piso nacional

“Temos a proposta de rediscutir com o Ministério da Educação o desenho da formação, não só dos professores do ensino médio, mas dos anos finais do ensino fundamental. E, em um trabalho junto com as universidades, nós poderemos continuar essa agenda com foco nas mudanças curriculares”, destacou a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo na abertura do ‘III Seminário Estadual de Encerramento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio’. O encontro reúne cerca de 350 profissionais da educação até a próxima quinta-feira (9/7), em Belo Horizonte. Esses educadores representam os cerca de 40 mil professores de ensino médio beneficiados pela iniciativa no Estado.

Além da formação continuada dos profissionais da educação, a secretária destacou outro avanço importante do Governo de Minas Gerais no que se refere à valorização profissional que é o pagamento do piso nacional aos professores. “Em Minas Gerais, nós conseguimos neste momento, fazer um grande acordo, fruto de muita sensibilidade dos trabalhadores da educação e também do Governo do Estado para pactuarmos e alcançarmos uma meta que é importante. Precisamos ter professores bem remunerados, mas a sociedade mineira também pede que a gente dedique um olhar muito criterioso para o ensino que está sendo ofertado em nossas escolas”, lembrou.

Formação coletiva

O ‘III Seminário Estadual de Encerramento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio’ tem o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas pelo Pacto na formação dos professores, além de ser uma oportunidade para os profissionais da educação trocarem experiências sobre os trabalho desenvolvidos em sala de aula. “É um momento histórico, pois o Pacto representa a primeira formação voltada a professores do ensino médio. Foi uma formação coletiva, a partir da mediação dos próprios professores com seus colegas e isso representa um grande ganho para essa formação”, avaliou a coordenadora geral do Pacto pela Universidade Federal de Minas Gerais, Licínia Maria Correa.

Na sala de aula, os impactos foram observados pela orientadora do curso na Escola Estadual Doutor Elói Werner, em Manhuaçu, Maria Aparecida Geiler Pimentel. “Para nós que lidamos diretamente com o professor na escola, é possível perceber a sua mudança de postura na sala de aula”, observou.

Para a formadora pela Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Úrsula Uander Oliveira Viana, essa mudança é resultado do tempo dedicado pelo professor à formação. “Em sua rotina de trabalho, o professor não tinha tempo para repensar sua prática pedagógica, mas, com o Pacto, ele passou a se dar esse tempo. Era um momento dele, não uma obrigação, mas algo prazeroso”, ressaltou.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma iniciativa do Ministério da Educação que articula e coordena ações e estratégias entre a União e os governos estaduais na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.

Em Minas Gerais, as Instituições de Ensino Superior parceiras da Secretaria de Estado de Educação na formação dos educadores são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).