Segurança / Defesa Social

08h59min - 22 de Setembro de 2015 Atualizado em 09h13min

Detran premia vencedores do Concurso do Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais

Este ano, além dos premiados selecionados, será a homenageado também o motociclista com maior tempo de profissão, que não obteve multas nos últimos cinco anos

Enfrentar o tráfego de veículos nas estradas mineiras é questão de responsabilidade. Bons exemplos mostram que é possível fazer a diferença na hora de dirigir. Integrando as comemorações da Semana Nacional de Trânsito, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) premiará 12 profissionais no 55º Concurso Motorista e Motociclista Padrão.

O evento será nesta terça-feira (22/9), a partir das 13h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

O concurso tem o objetivo de premiar os melhores motoristas de categorias profissionais que tenham se destacado por boas práticas e exemplos na direção de veículos. A diretora do Detran/MG, Andrea Vacchiano explica que o concurso é anual e estimula atitudes responsáveis e posturas cidadãs, com foco na valorização da vida.

Além disso, a iniciativa procura mostrar que existempessoas que trabalham em prol cidadania no transito“As premiações irão disseminar também boas práticas de convivência diária no trânsito a partir do desenvolvimento de uma cultura de respeito às leis de trânsito”, afirma.

Entre ospré-requisitos utilizados para a escolha dos vencedores está possuir no mínimo cinco anos de habitação nas categorias A, B, C, D ou E. Além disso, conduzir veículos nas categorias de transporte escolar, táxi, transporte coletivo de passageiros, de carga, emergência hospitalar, órgãos públicos para transporte de pessoas ou cargas e motocicleta em transporte de pessoa ou carga (mototaxista ou motofretista).

Cada participante teve a oportunidade de se inscrever em apenas em um tipo de categoria. No levantamento de dados do Detran registrou-se cerca de mil motociclistas profissionais que não tinham obtido multa  nos últimos cinco anos.

Os participantes foram avaliados nos critérios de tempo de serviço, enriquecimento profissional (cursos, seminários ou palestras relacionados à profissão) e comportamento profissional (premiações ou destaque no exercício profissional). O vencedor receberá um troféu e um certificado como prêmio.

Vencedores

O motorista de ônibus Sebastião de Almeida, 52 anos, ganhou o primeiro lugar do título de Motorista Padrão, na categoria transporte coletivo de passageiros. Ele trabalha na empresa Auto Omnibus Floramar, em Belo Horizonte.

Casado e pai de três filhos, Almeida diiz que sustentou e criou sua família com o salário de motorista. Habilitado há 28 anos, atua há 24 anos no transporte coletivo.

Almeida revela que a receita para tantos anos de atuação exemplar na direção de coletivos consiste em respeitar pedestres, passageiros e, principalmente, as leis de trânsito.

“Me sinto reconhecido e valorizado no meu trabalho. Além disso, a premiação engrandece meu currículo. Nessa profissão corremos riscos., por isso é preciso ter discernimento e calma para exercer essa função” comemora.

44 anos sem multa

Outros destaques no concurso são as Menções Honrosas condecorações para condutores que, embora não tenham sido classificados em primeiro ou segundo lugar em sua categoria, destacam-se como exemplo de condutores responsáveis e pelos serviços prestados à sociedade na busca de um trânsito seguro.

Cleber Anestor, 35 anos, de Governador Valadares, será um dos condecorados na categoria. Ele foi selecionado por possuir mais de 300 horas em cursos de qualificação profissional.

Habilitado há 16 anos e motorista de ônibus rodoviário há dez, Anestor se diz feliz e emocionado com a homenagem. “Receber esse destaque é muito gratificante. Tenho certeza que isso é um fruto por fazer meu trabalho com competência”, afirma.

O motociclista Wilson Moreira, 62 anos, também será destaque do evento. Ele foi selecionado por ser habilitado há 44 anos sem nunca ter recebida uma multa. Moreira trabalha como entregador em uma floricultura durante o dia, e entregando de pizzas à noite.

Durante a premiação, vítimas de acidente de trânsito darão depoimentos de sensibilização sobre a importância da direção segura e com respeito às leis.