Minas por Região
Agricultura

16h17min - 13 de Março de 2015 Atualizado em 16h27min

Dia de Campo de Olivicultura destaca produção nacional de azeite de qualidade

Estratégias da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) marcaram a 10ª edição do evento, na Fazenda Experimental, no Sul de Minas

Erasmo Reis/Epamig
Evento atraiu visitantes do Brasil e do mundo para conhecer a produção de azeite extravirgem em Maria da Fé
Evento atraiu visitantes do Brasil e do mundo para conhecer a produção de azeite extravirgem em Maria da Fé

A expectativa dos olivicultores da Serra da Mantiqueira e de novas regiões produtoras de dobrar a extração de azeite extravirgem nacional em 2015 foi um dos assuntos abordados, nesta sexta-feira (13/3), durante a realização da 10ª edição do Dia de Campo de Olivicultura, na Fazenda Experimental da Epamig, em Maria da Fé, no Sul de Minas.

“A previsão é extrairmos 20 mil litros de azeite extravirgem nacional na região da Mantiqueira e em outras novas localidades”, comemora o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Serra da Mantiqueira (Assoolive), Nilton Caetano de Oliveira.

O aumento na produção é também uma realidade para as olivicultoras Isabel Carneiro e Ângela Duvivier, que iniciaram, há cinco anos, o plantio de 5.300 plantas em uma propriedade na cidade de Aiuruoca. “Tivemos um salto de 25 para 1.000 litros em 2015”, contam. De acordo com Ângela, a ideia surgiu a partir de uma necessidade de reflorestar e manter uma reserva ambiental. “É maravilhoso produzirmos um produto precioso, que traz benefício à nossa saúde e ainda reflorestarmos com um lindo bosque de oliveiras a nossa propriedade”, ressalta.

Para o chileno Jorge Gomez, que mora há 10 anos no Brasil e produz soja no município de Paracatu, a ideia de cultivar oliveiras surgiu a partir de uma visita a algumas propriedades de familiares, em recente passagem pelo Chile. “Eu pretendia comprar uma área para reflorestamento, mas a minha esposa se encantou com a olivicultura. Hoje, estamos aqui em Maria da Fé para conhecermos mais sobre esta cultura”, comenta Gomez, que também estuda a viabilidade econômica da atividade para, em breve, introduzir oliveiras em uma área adequada.

Publicação inédita

A nova edição da revista Informe Agropecuário “Azeite de oliva: ouro verde e amarelo” foi outro destaque na Fazenda Experimental.  A publicação, coordenada pelos pesquisadores da Epamig, Adelson de Oliveira e Luiz Fernando de Oliveira, lançada nesta sexta-feira, aborda tecnologias para produção de azeite de oliva, bem como informações sobre Indicação Geográfica e Denominação de Origem do azeite e os benefícios de seu consumo para a saúde. “O desafio, agora, é buscar estratégias para redução do custo de produção e aumento da produtividade, além do aproveitamento dos resíduos da extração”, explica Adelson, que se dedica aos estudos da olivicultura há mais de 30 anos.

A publicação reúne artigos de especialistas de renomadas instituições de pesquisa, focados na busca de viabilidade da produção de azeite nacional. O Informe “Azeite de oliva: ouro verde e amarelo” pode ser adquirido por meio da divisão de Gestão e Comercialização da Epamig, por telefone - (31) 3489-5002 - ou pelo e-mail publicacao@epamig.br.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato