Gestão | Saúde

17h49min - 26 de Maio de 2015 Atualizado em 17h56min

Dia de Luta Antimanicomial é comemorado com desfile na Cidade Administrativa

Usuários dos serviços de saúde mental fizeram comemoração nos jardins e defenderam tratamento humanizado

Henrique Chendes/Imprensa MG
Secretário Helvécio Magalhães participou das comemorações do Dia de Luta Amtimanicomial, na Cidade Administrativa

Usuários dos diversos serviços de saúde mental de Belo Horizonte desfilaram pelos jardins da Cidade Administrativa, na capital, com a Escola de Samba Liberdade Ainda que Tan Tan, para reforçar os princípios defendidos no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio: respeito e humanização no cuidado com os portadores de sofrimento mental.

Com fantasias coloridas, cantando e dançando ao som do samba enredo “Para que Nunca se Esqueça, para que Nunca Mais Aconteça”, os 450 visitantes saíram do Palácio Tiradentes e se dirigiram até o hall do Edifício Minas. Essa é a primeira vez que o Governo do Estado apoia o evento promovido pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental.

Emocionado, o secretário do Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, falou da importância do movimento chegar à Cidade Administrativa pela primeira vez. “É um orgulho para o governo mineiro receber as pessoas que lutam por uma sociedade sem manicômios, sem prisões. A partir de hoje, a Cidade Administrativa será cada vez mais humanizada, com ações que valorizem as pessoas, de uma forma geral, e os servidores, em particular”.

A funcionária  da empresa MGS, Kátia Pagano, também se emocionou com o desfile “É triste e alegre ao mesmo tempo acompanhar esse desfile, porque são pessoas que já sofreram muito e agora estão integrados pela sociedade”, afirma.

Reforma psiquiátrica

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental, pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental e pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde. “Queremos conscientizar a população sobre a importância da Reforma Psiquiátrica no Brasil, principalmente em Minas Gerais, que é referência na luta antimanicomial”, explica a representante do Fórum Mineiro de Saúde Mental, Marta Soares.

Ela disse que o movimento se sentiu honrado com o convite para trazer a apresentação das alas da escola de samba para a Cidade Administrativa. “É a primeira vez que o governo do Estado apoia nossa iniciativa e acho que vai se empenhar na reforma psiquiátrica para todo o Estado de Minas”, comemora, lembrando que o governo pode estimular, mobilizar e propor políticas incentivando a sua implantação em cidades que ainda não adotaram essa linha humanizadora de tratamento.

História do Movimento

O Movimento de Luta Antimanicomial surgiu em 1987, propondo novas alternativas terapêuticas aos portadores de sofrimento mental. O movimento teve um papel fundamental ao trazer à tona muitas histórias e imagens da barbárie que acontecia nos antigos hospícios.