Minas por Região
Trabalho / Social

14h03min - 27 de Maio de 2014 Atualizado em 14h03min

Digna Idade capacita cuidadores e dirigentes na cidade de Poços de Caldas

Alimentação, atividades de lazer, higiene, prevenção em segurança e saúde são alguns dos assuntos abordados no curso

Cerca de 100 cuidadores e dirigentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) da região do Sul de Minas participam da terceira fase da capacitação do programa Digna Idade, do Servas, em Poços de Caldas. O treinamento começou nesta terça-feira (27/05) e segue até 30 de maio. O objetivo é contribuir para a atualização e reciclagem dos conhecimentos relativos aos cuidados com idosos. Alimentação, atividades de lazer, higiene, prevenção em segurança e saúde são alguns dos assuntos abordados por meio de aulas práticas e teóricas, separadas em turmas por área de atuação.

Desde dezembro, a equipe do programa, em parceria com o Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac, psicólogos e profissionais da Secretaria de Estado de Assistência Social – Sedese, executou várias atividades capacitadoras nas cidades polo de Araxá, Belo Horizonte, Bom Despacho, Juiz de Fora e Poços de Caldas. Até o momento, cerca de 800 cuidadores de idosos e dirigentes de ILPI’s de 200 instituições fizeram parte das capacitações oferecidas em várias cidades de Minas, gerando benefício a milhares de idosos.

Digna Idade

Lançado em outubro de 2003, o programa Digna Idade está presente em todas as regiões do Estado e tem como finalidade humanizar o atendimento e garantir melhores condições de vida aos idosos assistidos em instituições de longa permanência. O programa garante investimento para a estrutura física, aquisição de equipamentos e utensílios e capacitação de pessoal nas áreas administrativa e de atendimento aos idosos.

As reformas realizadas nas dependências das instituições garantem melhor acessibilidade, conforto e segurança. A aquisição de equipamentos possibilita maior funcionalidade qualidade no atendimento. Já a capacitação torna possível mais eficiência e eficácia na gestão das instituições e melhor atendimento individual a cada idoso.

O Digna Idade tem o apoio do Ministério Público e é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). As instituições atendidas são selecionadas por meio do banco de dados do Servas, do Ministério Público e da Sedese. A equipe técnica do Servas visita as entidades, fazendo um diagnóstico específico da necessidade de cada uma, o que vai determinar o tipo de apoio oferecido. Após a intervenção, o Ministério Público faz a avaliação em cada instituição.

Serviço:

Capacitação Poços de Caldas

De 27 a 30 de maio

De 8h às 17 h

SESC – Rua João Inácio Dalmonte, 65 – Funcionários

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato