Minas por Região
Social | Trabalho / Social

15h07min - 17 de Setembro de 2013 Atualizado em 15h16min

Disque Direitos Humanos registra aumento de 81,3% nos crimes contra pessoas com deficiência

Segundo a Sedese, ampliação se deve, principalmente, ao “Minas Inclui”, plano lançado neste ano que envolve 18 órgãos do Estado e visa expandir ações para o segmento

Divulgação/Sedese
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, ; ligação é gratuita e sigilosa
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, ; ligação é gratuita e sigilosa

O número de denúncias de crimes cometidos contra pessoas com deficiência registrou um aumento de 81,3% de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento do Disque Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). As denúncias saltaram de 75 nos oito primeiros meses de 2012 para 136 em igual período deste ano, ultrapassando todos os 129 casos registrados no ano passado.

Das 136 denúncias recebidas, 89 foram de agressões e maus-tratos. Para a coordenadora Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência da Sedese, Ana Lúcia de Oliveira, o desafio de combater a violência sofrida por esse público é grande. “Na maioria das vezes, os maus-tratos acontecem pelos próprios familiares, que trancam essas pessoas em casa, além de não prestarem os cuidados básicos que necessitam. Isso acaba contribuindo para excluí-las da sociedade”, advertiu.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, avalia que esse aumento no número de denúncias no Disque Direitos Humanos se deve, principalmente, ao lançamento do Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – o “Minas Inclui”, em junho deste ano. Com o plano, o governo tem procurado atuar sobre as causas dos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência, buscando a melhoria da qualidade de vida e a garantia de direitos e de oportunidades entre todas as pessoas.

Segundo Cássio Soares, 18 órgãos do Governo de Minas estão envolvidos nessa iniciativa e a expectativa é expandir as ações para esse segmento. “Cerca de R$ 500 milhões serão investidos até 2015, para ampliar, favorecer e fortalecer a inclusão social e a proteção dos direitos humanos das pessoas com deficiência” explicou.

Segundo o Censo 2010, 23,92% da população apresenta algum tipo de deficiência, o que reforça a necessidade de políticas específicas para esse público. Em Minas, esse segmento representa 22,62% da população, sendo a maior incidência de mulheres.

Disque Direitos Humanos

O Disque Direitos Humanos é um serviço telefônico que tem como objetivo receber, encaminhar e monitorar qualquer tipo de denúncia de violação de direitos humanos que envolva maus-tratos a idosos, a mulheres, a crianças e adolescentes, ao público LGBT, além de pessoas com algum tipo de deficiência e crimes de racismo e contra o meio ambiente, entre outros. A ligação é gratuita e sigilosa. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, pelo telefone 0800 031 11 19.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato