Economia / Desenvolvimento

11h57min - 18 de Dezembro de 2013 Atualizado em 11h58min

Divinópolis abrigará a Cidade Tecnológica do Centro Oeste

Empreendimento está inserido na estratégia do Estado de atrair investimentos na chamada Nova Economia

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, participou na última segunda-feira (16) da solenidade de entrega do Projeto de lei, pela prefeitura de Divinópolis, que cria o Zoneamento Urbano Específico (ZUE), para abrigar o projeto da Cidade Tecnológica do Centro Oeste. A solenidade foi realizada no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

O projeto, que tem as áreas econômica, social e ambiental como tripé de sustentabilidade, demandará investimentos em torno de R$ 500 milhões, com previsão a geração de 5 mil empregos diretos para os próximos anos, e atração de R$ 5 bilhões a 10 bilhões em aportes de industrias e empresas de base tecnológica. A expectativa é de que a implantação do projeto seja iniciada já em 2014.

Para a secretária Dorothea Werneck “este é um exemplo claro dos condomínios industriais e das parcerias entre Estado, Prefeitura e iniciativa privada, que serão fundamentais para que Minas Gerais consiga atrair investimentos da Nova Economia, diversifique a base econômica e consiga gerar mais empregos de qualidade”, afirmou.

Já o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, acredita que o projeto “abrirá novas janelas de oportunidades para o município e consolidará a vocação da cidade para a pesquisa na área de Biotecnologia”. Divinópolis possui quatro universidades instaladas, com quatro cursos de mestrado e dois de doutorado, nas áreas de Ciência Farmacêutica, Biotecnologia e Ciência da Saúde.

A área total do empreendimento contará com 5 milhões de metros quadrados, dos quais 40% serão destinados às instalações de empresas, principalmente dos setores de biotecnologia e fármacos, uma das principais vocações do município. Outros 30% serão direcionados ao setor imobiliário para projetos residenciais e comerciais e outros 3% para instalações de universidades que já atuam no município.

A inserção de Minas na Nova Economia é um dos projetos prioritários do governo mineiro. Parte de uma arrojada estratégia articulada pelo Governo de Minas, por meio de diversas instituições estaduais, em parceria com entidades representativas do setor privado, a política de atração de investimentos abrange segmentos que concentram alta intensidade de tecnologia e de conhecimento.

Entre eles estão os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Aeroespacial, Ciências da Vida e Eletrônica e Energias Renováveis. Para tanto, as iniciativas são priorizar ações de preparação do território mineiro, aliada à capacitação, treinamento, tecnologia e inovação, de forma a atrair investimentos em setores considerados essenciais para o desenvolvimento da economia mineira.