16h16min - 24 de Março de 2015 Atualizado em 17h20min

Divulgados os finalistas do prêmio mineiro de inovação

O objetivo da premiação é reconhecer aqueles que contribuem efetivamente para o avanço do conhecimento no Estado

Durante a cerimônia de lançamento do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, realizada nesta segunda-feira (23/3), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram anunciados os finalistas do Prêmio Mineiro de Inovação. O Prêmio é uma iniciativa da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais, com apoio institucional do Governo de Minas Gerais, da Fapemig, e da Fiemg. Seu objetivo é reconhecer e gratificar aqueles que, por suas ideias, contribuam efetivamente para o avanço do conhecimento no Estado, gerando projetos e soluções transformadoras, com positivo impacto socioambiental e econômico.

O diferencial é que são avaliados trabalhos e projetos, e não pessoas ou empresas. O Prêmio é atribuído em três modalidades: "Processo", "Produto" e "Intangível". Em cada edição é concedida, ainda, Menção Honrosa a um trabalho desenvolvido em área específica do conhecimento, de acordo com o edital de abertura. Os vencedores recebem diploma, medalha e valor em dinheiro. Informações estão disponíveis no site premiomineiroinovacao.com.br.

Conheça os finalistas que foram anunciados pelo presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, que também é presidente da comissão julgadora do Prêmio:

Categoria: "Produto"

- Adesivo inteligente para o monitoramento de radiação azul – aplicação em fototerapia neonatal. Proponente, Rodrigo Fernando Bianchi;

- Ciranda: “Cadeirinha para chão”. Proponente, The Products Comercial Ltda.

- Modem PLC Brasileiro para Aplicações de Telecomunicações e Smart Grid. Proponente, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFMG).

Categoria: "Processo"

- Sistema de Reaproveitamento de Água (SRA). Proponente, Deltamed Eletromedicina Ltda.

- Sistema integrado para aumento da recuperação de etanol e coprodução de álcool isoamílico, processo integrado para aumento da recuperação de etanol e coprodução de álcool isoamílico e, produtos assim obtidos. Proponente, Magno José de Oliveira.

- Usina fotovoltaica. Proponente, Fundação Torino.

Categoria: "Intangível"

- Monitoramento ambiental utilizando imagens reais das áreas cobertas por linhas de transmissão e reconhecimento de padrões. Proponente, Cemig Distribuição S.A.

- Quartilho. Proponente, Quartilho Tecnologia Ltda-ME

- Selo de Qualidade – Gestão da Produção Artesanal. Proponente, Instituto de Capacitação e Apoio ao Empreendedor – ICCAPE.

Categoria: Menção Honrosa “Inovação na Educação”

- Programa de Inovação para o Ensino de Engenharia – ENG200. Proponente, Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

- Qranio. Proponente, Qranio.com Soluções de Internet SA.

- Terminus-EDUC Inovação e Responsabilidade Social: Dicionários Terminológicos para o pensar científico e criativo do estudante surdo. Proponente, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET – MG).