16h26min - 16 de Janeiro de 2015 Atualizado em 16h36min

Documentário sobre Sebastião Salgado, que recebeu incentivos da SEC, vai concorrer ao Oscar

'O sal da Terra', fruto da parceria do filho do fotógrafo, Juliano Ribeiro e do alemão Wim Wenders foi beneficiado pelo Minas Film Commission

Divulgação/SEC
Cena do documentário "O sal da Terra"

'O sal da Terra', documentário sobre Sebastião Salgado, vai concorrer ao Oscar de 2015. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15/01) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Dirigido pelo filho do fotógrafo mineiro, Juliano Ribeiro, e pelo alemão Wim Wenders, o filme contou com recursos da 6ª edição do Filme em Minas, maior programa de estímulo ao audiovisual do estado, pela categoria Minas Film Commission, de estímulo à produção nacional. Foram R$ 250 mil aportados na produção com patrocínio da Cemig via incentivo fiscal.

A extensa e exitosa trajetória do consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é o mote do longa. A obra apresenta "Gênesis", audacioso projeto do artista que consistiu em uma expedição que registrou, por meio de imagens, regiões do planeta até então inexploradas. O trabalho gerou exposições e itinerou por várias cidades brasileiras apresentando aos visitantes visões da Terra.

Minas Film Commission

A Minas Film Commission, promove produções cinematográficas e audiovisuais realizadas no estado e implementa um banco de dados com informações do setor, com os profissionais, equipamentos e trâmites burocráticos. É também responsável pela articulação de parcerias dentro da administração pública, e junto a municípios mineiros que facilitem as produções cinematográficas.

A Minas Film Commission fornece Chancelas Institucionais para cerca de 20 produções audiovisuais por ano, e faz parte da Rede Latino Americana de Film Commissions junto a FC’s de toda a região, representando em feiras e eventos nacionais e internacionais produções audiovisuais realizadas no Estado.

Na tarde desta sexta-feira (16/01), o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, informou que o governo está empenhado em resolver uma grave questão gerada pelo programa ‘Filme em Minas’, cuja edição de 2014 deixou um débito de quatro milhões de reais.