Esportes

12h07min - 10 de Setembro de 2013 Atualizado em 12h20min

Duzentos e quarenta jovens são pré-selecionados para equipe de taekwondo do CTE

Atletas escolhidos participarão da etapa final de testes, cuja duração prevista é de 45 dias

Divulgação / SEEJ
Expectativa é selecionar de 40 a 60 pessoas

De um total de 372 jovens avaliados no “1º Processo de Captação de Talentos no Taekwondo do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE)”, 240 atletas foram pré-classificados para a etapa final de testes, que tem duração prevista de 45 dias. O objetivo é selecionar atletas para compor a equipe de taekwondo do espaço.

O secretário-adjunto de Estado de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, destaca que não há custos para os participantes, tanto no processo de captação de talentos, quanto na composição da equipe e treinamentos. Para o supervisor de taekwondo do CTE, Cristiano Arruda, a expectativa final é selecionar de 40 a 60 pessoas, divididas em grupos por idade e nível técnico.

Os candidatos selecionados, assim como os pais ou responsáveis em caso de menor de idade, deverão comparecer no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, localizado na Avenida Presidente Calos Luz, 4.664, Pampulha, para reunião inicial com a comissão técnica, nesta quarta-feira (11), às 19h, para categorias juvenil, sub-21 e adulto. Nesta sexta-feira (13), também às 19h, a reunião será voltada às modalidades infantil e cadete. No encontro serão informados os dias e horários de treinamentos, funcionamento da equipe e do CTE.

Informações: cris.arruda77@gmail.com ou (31) 8878-8116.

Seleção

Na primeira fase, que aconteceu em agosto, foram executados testes de força explosiva, flexibilidade, psicológico, coordenação motora e medidas antropométricas. Neste segundo momento, os jovens serão treinados pela comissão técnica, que irá verificar as pessoas que têm mais perfil e aptidão na modalidade.

A ação tem por finalidade avaliar adolescentes e jovens, de 12 a 20 anos, de ambos os sexos, com ou sem experiência na modalidade, e selecionar os talentos esportivos interessados em ingressar em um processo de treinamento sistematizado visando à formação de atletas de alto rendimento.

Os jovens selecionados serão atendidos por profissionais das diversas áreas relacionadas ao rendimento esportivo, como educadores físicos, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, além de contarem com uma estrutura física de alto padrão.

CTE

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Visa o estabelecimento de uma política integrada de desenvolvimento técnico-científico de atletas, treinadores e graduandos dos diversos cursos integrantes da equipe multidisciplinar da área de esporte e saúde. O CTE será constituído de uma pista de atletismo, que já está pronta, de um parque aquático e um pavilhão de esportes coletivos, de ginásticas e lutas, que ainda estão em construção.

Aos atletas selecionados para formar a equipe principal, que será mantida até 2016 por meio de convênio com o Ministério do Esporte, será concedido treinamento técnico, físico e tático, além de acompanhamento médico, fisioterápico, fisiológico, nutricional, odontológico e psicológico. Desta maneira, o CTE buscará estabelecer a excelência na formação, desde a base até o alto rendimento, no desenvolvimento e na preparação dos atletas mineiros.