Minas por Região
Educação

14h51min - 06 de Agosto de 2015 Atualizado em 15h00min

Educação investe quase R$ 3 milhões na Edição de 2015 dos Jogos Escolares

O recurso é destinado à alimentação e transporte dos estudantes, além de diária dos analistas educacionais que auxiliam na realização do torneio

Durante esta semana é a realizada a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Na edição de 2015, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) investiu R$ 2.991.172,26. O recurso é destinado à alimentação e transporte dos estudantes, além de diária dos analistas educacionais que auxiliam na realização da iniciativa e nas obras de pequenos reparos das escolas estaduais que servem de alojamento durante a realização do torneio.

“A secretaria não mediu esforços para que isso acontecesse da melhor forma possível e fez o seu maior investimento na realização dos jogos desde a sua retomada em 2002. Participar de todas as etapas que formam esses jogos é de extrema importância na formação dos nossos jovens”, explica a analista educacional da SEE, responsável pelos Jogos, Celina Gontijo.

Apenas a etapa estadual dos Jogos Escolares conta com mais de 5.600 alunos de 12 a 17 anos. Deste total, 3.036 estudantes são da rede estadual de ensino. Para facilitar a logística durante a competição, 35 escolas estaduais de Uberaba servem de alojamento para os alunos. “Mais que um período de jogos, o torneio é um momento intenso de vivência de valores e de dias inesquecíveis para esses adolescentes, sem contar que os jogos também representam o fortalecimento do protagonismo da juventude, o que vai ao encontro da proposta pedagógica desta gestão”, avalia Celina Gontijo.

Durante esta semana, os estudantes participam de jogos nas modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, natação, peteca, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Os jogos acontecerão em dois módulos: módulo I, com alunos de 12 a 14 anos, e módulo II, de 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino. Nas competições paralímpicas, os alunos-atletas competem nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, natação e tênis de mesa. São 264 jogos nos cinco dias de competição.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais integram o Programa Minas Olímpica, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Rede estadual em números

Dos mais de 5.600 estudantes envolvidos na etapa estadual, 3.036 são alunos da rede estadual, o que representa mais de 77% dos participantes. A rede estadual também é maioria quanto ao número de escolas. Das 672 escolas, 518 são estaduais, o que corresponde a mais de 54% das escolas envolvidas. O torneio concentra escolas e alunos de 227 municípios de todo o estado. Os dados são da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato