Turismo | Segurança / Defesa Social

10h49min - 12 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 10h55min

Educação para o trânsito é aliada na prevenção de acidentes neste feriadão

Condutores e passageiros serão orientados por técnicos e educadores do DER-MG sobre os cuidados que devem ser tomados durante as viagens

Divulgação/DER
Técnicos e educadores da Gerência de Educação para o Trânsito vão distribuir folhetos e orientar condutores e passageiros

Os foliões que pretendem deixar Belo Horizonte neste carnaval receberão dicas e informações sobre comportamento seguro no trânsito da equipe de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG). Nesta sexta-feira (13/2) uma blitz educativa será montada na BR-356, próximo ao BH Shopping, uma das principais saídas da capital.

Durante a ação educativa, técnicos e educadores da Gerência de Educação para o Trânsito vão distribuir folhetos e orientar condutores e passageiros sobre transporte adequado de crianças; riscos de aliar bebida alcoólica com direção; a importância do uso de cinto de segurança; os perigos do excesso de velocidade, entre outras dicas.

"O carnaval é um dos feriados onde ocorre o maior número de mortes nas estradas, o que contrasta com a alegria e folia desta festa tradicionalmente brasileira. O fluxo de veículo nas vias costuma aumentar em torno de 30% e a grande maioria dos acidentes acontece em função do comportamento dos motoristas que dirigem com excesso de velocidade, efetuam ultrapassagem em local proibido, ingerem álcool e conduzem os veículos cansados”, destaca a chefe da Gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni.

Para chamar a atenção dos motoristas e animar as abordagens, a blitz vai contar com a presença da Corte Momesca de Belo Horizonte.  O comando educativo é realizado todos os anos e desta vez conta com as parcerias da Polícia Militar Rodoviária, Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Hemominas, Guarda Municipal, BHTrans, Belotur e Sest/Senat.

Interior de Minas

As blitze educativas não ficam restritas apenas à capital mineira. Elas serão feitas também nas estradas supervisionadas por cada uma das 40 Coordenadorias Regionais do DER/MG que se encontram no interior de Minas. Ao estender as blitze por todas as regiões do Estado, o departamento tem como meta conscientizar o maior número possível de motoristas que estejam saindo para viajar no período.

“Existem pequenas cidades de Minas que durante o carnaval a população quase dobra. Há também aqueles foliões que saem para se divertir nas cidades circunvizinhas e, neste caso, vale o alerta: bebida e volante são duas coisas que não combinam”, conclui Rosely Fantoni.