14h27min - 13 de Agosto de 2015 Atualizado em 14h28min

Educação publica edital para aquisição de mais de 1 milhão de móveis para as escolas

Serão adquiridos 1 milhão e 200 mil conjuntos escolares para alunos e 40 mil conjuntos escolares para os professores

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está investindo cada vez mais na melhoria das salas de aula. Foi publicado edital de licitação para registro de preços para aquisição de mobiliário escolar para todas as escolas estaduais mineiras.

O registro será feito na modalidade pregão eletrônico. Ao todo, serão adquiridos 1 milhão e 200 mil mesas e cadeiras para alunos e 40 mil conjuntos escolares para os professores. A aquisição será feita por meio de lotes, sendo 34 no total.

Com a renovação e a padronização do mobiliário escolar, a SEE busca garantir qualidade e conforto para os estudantes nas salas de aula e contribuir para sua permanência nas escolas, como explica o secretário adjunto de Estado de Educação, Carlão Pereira.

“Com esta aquisição, estamos atendendo quase a totalidade dos alunos. A importância maior disso é que nós temos convicção de que a qualidade da educação está muito vinculada ao lugar em que você está. Estamos trabalhando firmemente na lógica de criar condições para que as crianças e jovens permaneçam nas nossas escolas e, em permanecendo, aprendam”, diz Pereira.

O secretário adjunto ressalta que o objetivo é estimular o estudante. “Trazer a criança e o adolescente para dentro da escola, garantir a permanência deles e fazer com que eles aprendam é o grande desafio. Hoje estamos devendo isso. Então, o investimento em mobiliário é uma parte importante de uma tarefa que nós temos consciência que é maior e estamos trabalhando por ela”, afirma Pereira.

Essa é mais uma ação do Governo de Minas Gerais com foco na construção de uma educação de qualidade no Estado. Essa construção passa pela valorização dos profissionais e pelo investimento na melhoria da infraestrutura das escolas. Dentre os destaques das ações do Governo no primeiro semestre estão o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional ao servidor da Educação e a liberação de cerca de R$ 41 milhões para a retomada de obras em 198 escolas estaduais.

Para participar da licitação para aquisição do mobiliário, o fornecedor deverá se cadastrar no site www.compras.mg.gov.br, na opção Cadastro de Fornecedores, no prazo mínimo de três dias úteis antes da data da sessão do pregão. A sessão pública terá início no dia 24 de agosto às 9h30, quando serão abertas e analisadas as propostas comerciais. O critério de julgamento será o de menor preço ofertado por lote.

Educação mineira

A Secretaria de Estado de Educação conta com 2.170.821 alunos matriculados na educação básica. Deste total, 1.237.649 cursam o ensino fundamental, 689.740 alunos cursam o ensino médio e restante as demais modalidades de ensino. Esses alunos estão distribuídos em 3.654 escolas estaduais.