12h07min - 25 de Junho de 2015 Atualizado em 10h45min

Educação vai dar vale-livros para mais de quatro mil alunos que participarão de festival

O 1ª Festival Literário Internacional de Belo Horizonte tem início no dia 26 e vai até 28 de junho no Parque Municipal

Nos dias 26 e 27 de junho, 4.440 alunos de escolas estaduais de Belo Horizonte e da Região Metropolitana farão uma imersão no mundo da literatura. Eles participarão das atividades do “1º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte”, que será realizado no Parque Municipal e no Teatro Francisco Nunes, no centro da capital.

Cada aluno receberá um vale-livro no valor de R$ 15,00 cada. Os professores que estarão acompanhando os estudantes também receberão um vale de R$ 50,00 cada. Ao todo, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) liberou cerca de R$ 160 mil para o transporte, lanche e vale-livros de alunos e professores.

“Os livros serão dos alunos e dos professores. Eles poderão ler e trocar com seus colegas. Essa é uma ação da Secretaria com foco no incentivo a leitura”, ressalta coordenador da equipe de Bibliotecas Escolares Mineiras, da SEE, Edemar Cavalcanti. A participação dos alunos é resultado de uma parceria entre a Secretaria e a Liga Brasileira de Editoras (Libre).

Festival

A iniciativa tem como tema “Imagina o Mundo, Imagina a Cidade”. A programação prevê conferências, palestras, mesas de debates, oficinas, saraus, exposições, narrações de histórias, performances e apresentações de teatro e sessões de cinema. Escritores brasileiros e de língua espanhola, especialmente os latino-americanos, serão destaques. O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura.