Fazenda

20h46min - 04 de Julho de 2013 Atualizado em 20h47min

Educadores da Superintendência de Pirapora participam de capacitação em educação fiscal

Encontro reuniu cerca de 200 professores das redes municipais e estadual

Divulgação / SEF
Cerca de 200 educadores da Superintendência Regional de Ensinode Pirapora participaram da capacitação

Na última semana de junho, cerca de 200 educadores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pirapora participaram da primeira etapa de uma capacitação que pretende estimular a criação de ações pedagógicas voltadas para a Educação Fiscal no ambiente escolar. O treinamento, composto de oficinas e palestras, contou com a atenta e entusiasmada atuação de professores das redes municipais e estadual.

Nas oficinas, os educadores discutiram temas, como “Economia Regional”, “Consumo”, “Patrimônio Público”, “Tributação”, “Transparência”, “Orçamento”, dentre outros. A partir delas, das oficinas, será criado o Caderno de Referência da Regional, documento que deverá conter propostas de ações a serem desenvolvidas em sala de aula.

“Após o encontro, teremos o desafio de sensibilizar a comunidade. Vamos ter um momento de discutir os temas e sugerir ações para serem desenvolvidas na sala de aula. A Superintendência é composta por nove municípios e o Caderno deverá atender às necessidades de todos eles”, afirma a Supervisora do Setor Pedagógico da SRE, Lilian Rodrigues Santos Viana.

O treinamento contará, ainda, com a oportunidade de realização de um curso a distância. “O trabalho começou com esse encontro, mas também vamos ter momentos de estudo on-line. Após essa etapa vamos nos encontrar novamente para fechar a construção e operacionalização do caderno”, conclui. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Fazenda.

Educação Fiscal

A iniciativa integra a vertente ‘Conscientização’ do Programa ‘Minas Legal, Cidadania Fiscal’, que tem como objetivo unir Governo e Sociedade, numa ação em rede, na proteção das receitas públicas.

A pretensão é contar com professores capacitados em Educação Fiscal em todas as cidades de Minas, desenvolvimento de projetos e distribuição de material pelas escolas e bibliotecas. Em 2012, o trabalho alcançou as Regionais de Ensino de Conselheiro Lafaiete, Ponte Nova, Pará de Minas e Divinópolis e, neste ano, Varginha, Governador Valadares, Unaí e Pirapora. Conheça mais sobre o Programa Minas Legal e a Educação Fiscal no site www.minaslegal.mg.gov.br.