Educação | Fazenda

14h19min - 08 de Maio de 2013 Atualizado em 10h53min - 30 de Junho de 2013

Educadores da Superintendência de Unaí participam de encontro sobre Educação Fiscal

Professores serão estimulados a desenvolverem projetos nas escolas as região

Até o dia 10 de maio, cerca de 160 educadores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Unaí participam de uma capacitação que pretende estimular a criação de ações pedagógicas voltadas para a Educação Fiscal. Eles participam do ‘Encontro Temático e Oficinas’, do Programa Educação Fiscal Estadual.

Durante o encontro, os educadores são apresentados ao Programa Estadual de Educação Fiscal (Proefe), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Fazenda. Eles também discutem aspectos relacionados a conhecimentos ligados ao exercício da cidadania fiscal, como Tributação, Noções de Administração Pública, Orçamento Público, Lei de Responsabilidade Fiscal, Controles Interno e Social da Administração Pública, Ética, Patrimônio Público e Direitos do Consumidor.

Os professores também participam de oficinas nas quais são orientados sobre o trabalho da educação fiscal na sala de aula. Esse trabalho é feito a partir de oficinas que darão início à formatação do Caderno de Referência em Educação Fiscal da Regional.

A diretora Educacional da SRE, Maria Júlia de Mendonça Passos, ressalta a importância de se trabalhar o tema na sala de aula. “Nas nossas escolas, o tema pode ser tralhado de forma transversal, por meio de projetos. Além disso, é um tema importante para a formação do aluno, porque a partir dele isso chega também aos seus familiares”, afirma.

Além da Superintendência Regional de Ensino de Unaí, o Programa Minas Legal já foi realizado na SRE de Governador Valadares. A iniciativa também passará pelas Superintendências de Varginha, no Sul do Estado, e Pirapora, Norte de Minas.  A expectativa é de que, até 2016, a ação tenha sido desenvolvida em todas as 47 regionais de ensino.

Educação Fiscal

A iniciativa integra a vertente ‘Conscientização’ do Programa ‘Minas Legal, Cidadania Fiscal’, que tem como objetivo unir Governo e Sociedade, numa ação em rede, na proteção das receitas públicas. A pretensão é contar com professores capacitados em Educação Fiscal em todas as cidades de Minas, desenvolvimento de projetos e distribuição de material pelas escolas e bibliotecas. Conheça mais sobre o Programa Minas Legal e a Educação Fiscal no site www.minaslegal.mg.gov.br.