10h01min - 03 de Setembro de 2015 Atualizado em 10h04min

Educadores e escolas têm até o dia 14 para se inscreverem na “Iniciativa Educadores do Brasil”

Estado já conta com 699 escolas inscritas no Prêmio Gestão Escolar e 682 educadores inscritos no Prêmio Professores do Brasil

Minas Gerais vem se destacando no número de escolas públicas inscritas na “Iniciativa Educadores do Brasil”. No Prêmio Gestão Escolar (PGE), o estado é o primeiro em número de escolas inscritas, são 699. Já no Prêmio Professores do Brasil, Minas Gerais soma 682 educadores inscritos até o momento e ocupa o segundo lugar, em número de inscritos. Os dados são desta quarta-feira (2/9) e foram retirados dos relatórios quantitativos da iniciativa.

As inscrições para a “Iniciativa Educadores do Brasil” devem ser feitas até o dia 14 de setembro no site www.educadoresdobrasil.org.br. “É um momento de divulgarmos e incentivarmos as boas práticas dos educadores no seu cotidiano e que constroem uma educação de qualidade. É muito importante que essas boas práticas sejam valorizadas e, mais do que isso, que sejam divulgadas para que possamos disseminá-las pelo Estado de uma forma mais eficaz e eficiente”, ressalta o diretor da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional (DGDC), Paulo Henrique Rodrigues.

As escolas e educadores que tiverem alguma dúvida sobre a “Iniciativa Educadores do Brasil” podem procurar os Comitês Locais. Cada Superintendência Regional de Ensino (SER) possui um comitê.

A iniciativa é uma realização do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Em Minas Gerais, a coordenação é feita pela Secretaria de Estado de Educação.

Incentivo Estadual

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) irá realizar uma premiação local para os professores e diretores que se destacarem na ‘Iniciativa Educadores do Brasil’. Para isso, foram publicados dois editais: um sobre o Prêmio Professores do Brasil (Edital SEE nº 01/2015) e outro sobre o PGE (Edital SEE nº 02/2015).

De acordo com os editais, serão distribuídos 46 prêmios de R$ 10 mil para as escolas que forem destaques regionais no Prêmio de Gestão Escolar e um prêmio de R$ 20 mil para a escola que for o destaque estadual. Já para o Prêmio Professores do Brasil serão distribuídos seis prêmios de R$ 6 mil, sendo uma para cada categoria. Serão distribuídos mais de R$ 500 mil em prêmios aos educadores mineiros.

Prêmios

Prêmio Professores do Brasil - vai destacar as experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores das escolas públicas, instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e conveniadas aos sistemas públicos de ensino, em uma das etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham tido êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas no Plano Nacional de Educação.

O prêmio contempla seis categorias de premiação, sendo elas: Creche (Educação Infantil); Pré-escola (Educação Infantil); Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos – Anos Iniciais do Ensino Fundamental); 4º e 5º anos (Anos Iniciais do Ensino Fundamental); 6º ao 9º anos (Anos Finais do Ensino Fundamental); e Ensino Médio.

O professor interessado em participar deste prêmio deverá produzir um relato de experiência, no qual destaca sua qualidade e os resultados obtidos. Ao escrever sobre uma experiência vivida na sala de aula o participante desenvolve um exercício de re?exão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Prêmio Gestão Escolar  é aberto a escolas públicas estaduais e municipais de ensino regular da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e tem entre os seus objetivos: estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, tendo como foco o compromisso com o ensino, a aprendizagem, e com os resultados das avaliações externas nacionais e as realizadas pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação pública (Simave); e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar.

O diretor interessado em participar do prêmio deverá fazer a inscrição on line. Durante a inscrição, ele terá acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.

Premiação nacional

O Prêmio Professores do Brasil irá contemplar cinco professores em cada uma das seis categorias. Cada ganhador receberá R$ 7.000,00. A premiação será paga pelo Consed.

Já a premiação do ‘Prêmio Gestão Escolar’ será feita pelo MEC e irá certificar as escolas que forem consideradas ‘Destaque Local’ e ‘Destaque Estadual’. As cinco escolas ?nalistas e a vencedora receberão o diploma de ‘Destaque Regional’ e ‘Referência Brasil’, respectivamente.

Também haverá premiação em dinheiro, sendo: R$ 6.000,00 para as escolas indicadas como ‘Destaque Estadual/Distrital’; R$ 10.000,00 para as escolas selecionadas como ‘Destaque Regional’; R$ 30.000,00 para a Escola classi?cada como ‘Referência Brasil’. O diretor da escola "Referência Brasil" receberá R$ 6.000.00. A premiação não será cumulativa.