16h35min - 27 de Março de 2015 Atualizado em 16h40min

Educadores participam de encontro do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Orientadores de estudos receberam informações que serão repassadas para os professores da rede estadual que atuam no ensino médio

Ao longo desta semana, educadores da rede estadual de ensino que atuam no ensino médio participaram do ‘II Encontro de Formação dos Orientadores de Estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio’.  Os encontros foram realizados em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e conta com a participação dos formadores regionais, que são analistas educacionais das SREs, e dos orientadores de estudos, que são educadores que atuam nas escolas.

“Esse é um encontro entre os formadores regionais e os orientadores de estudos, que serão os responsáveis por fazer o repasse para os cursistas. É muito importante que nesses encontros se construa estratégias de como será discutida a questão curricular na escola, quais são os saberes que estão colocados no caderno e como vai ser o processo de discussão disso. Eles vão falar sobre um caderno inicial que discute a questão do trabalho pedagógico da escola e que são por áreas de conhecimento”, ressalta a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Cláudia Ocelli Costa. Essas capacitações chegarão a cerca de 40 mil professores.

Na Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, 47 orientadores de estudos de 41 escolas estaduais de ensino médio participaram da capacitação. Eles serão os responsáveis por repassar para 700 professores/cursistas a formação recebida. “Esse é o primeiro de três encontros, de oito horas cada, que nós teremos com os orientadores de estudos. Estamos estudando os cadernos um e dois da segunda etapa do Pacto. A formação é feita por meio de oficinas”, conta o formador regional e analista educacional da SRE, Wilian de Assis Godoy.

O Pacto

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação. Em Minas Gerais, as Instituições de Ensino Superior parceiras na formação dos educadores são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).