11h47min - 30 de Julho de 2013 Atualizado em 11h48min

Em artigo, Renata Vilhena explica como Minas saltou de um patamar de médio para alto IDHM

Estado está conseguindo fazer a Travessia entre a exclusão e a inclusão social, destaca o texto assinado pela secretária de Planejamento e Gestão no jornal O Tempo

Em artigo publicado nesta terça-feira (30), no jornal O Tempo, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, destacou os aspectos que contribuíram para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mineiro de 2000 a 2010. O IDHM foi divulgado esta semana em Brasília pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP).

Segundo Renata Vilhena, a evolução de Minas Gerais no índice, que leva em conta a expectativa de vida (longevidade), renda e educação da população em nível regional, ocorreu em função de contínuas e consistentes melhoras registradas em todas as dimensões do  IDHM. “A dimensão Educação foi a que mais evoluiu no estado entre 2000 e 2010, saindo de um índice de 0,470, considerado muito baixo, para 0,638, no patamar médio – uma elevação de 36%. Neste quesito, o índice de Minas foi superior aos índices de dois terços dos estados. Este avanço é resultado da revolução ocorrida na educação pública de Minas na última década, lastreada em iniciativas inovadoras, como a que tornou obrigatória, de forma pioneira no país, a matrícula de alunos com seis anos de idade nas escolas”, exemplifica Renata em seu texto.

O Estado também se destacou na dimensão longevidade, que considera a expectativa de vida ao nascer: o índice mineiro subiu de 0,759, considerado alto, para 0,838, o quinto maior índice do Brasil. “Isto significa que os mineiros estão vivendo mais e melhor e mostra a eficácia da política de saúde de Minas Gerais”, aponta a secretária. De acordo com o artigo, os avanços alcançados por Minas no IDHM se tornam mais evidentes quando se compara o número de municípios que subiu de patamar no período. “Em 2000, 74,9% deles possuíam IDHM baixo ou muito baixo. Em 2010, este quantitativo caiu para 8,6%.  Atualmente, 91,4% dos 853 municípios mineiros estão entre as faixas de médio e alto Desenvolvimento Humano”, aponta.

Renata observa, ainda, que a diferença entre o maior e o menor IDHM de Minas – que, em 2000 era de 116% - caiu para 54% em 2010. “Isso demonstra que as várias Minas têm reduzido suas históricas desigualdades regionais.  E que estamos conseguindo fazer  a Travessia entre a exclusão e a inclusão social, construindo pontes para que todos possam atravessar fossos que antes pareciam intransponíveis”, conclui.

Leia abaixo o artigo conforme sua publicação na íntegra.