11h53min - 03 de Novembro de 2014 Atualizado em 12h58min

Em entrevista, Eliane Parreiras faz balanço da sua gestão e destaca os projetos de descentralização

Para a secretária, iniciativas como o Patrimônio Vivo viabilizaram a interiorização das ações. Construção Estação da Cultura Presidente Itamar Franco também é destaque

Em entrevista publicada no jornal Hoje Em Dia, nesta segunda-feira (03/11), a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, faz um balanço da sua gestão e destaca o relevante crescimento do setor cultural em Minas Gerais nos últimos anos. Ao longo da entrevista, Eliane Parreiras apresenta resultados das principais ações da sua pasta, que valorizaram a descentralização e a interiorização da cultura, e exalta os novos projetos, como a construção da Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, complexo arquitetônico que vai abrigar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

Eliane Parreiras aponta a descentralização da cultura como um desafio e cita projetos como o Patrimônio Vivo, o ICMS cultural e o Minas Território da Cultura como grandes incentivadores desta frente. “Mas no caso da cultura, e também de outras pastas, é muito importante a descentralização e regionalização da política pública”, analisa. "Fomos a todas microrregiões, para não ficar dentro das cidades-polo, e tinha envolvimento dos municípios. O planejamento era feito com os municípios, que traziam as demandas. Foram quase 1.700 ações”, acrescenta Eliane Parreiras ao falar sobre o Minas Território da Cultura.

A secretária também destaca o envolvimento dos municípios como um dos fatores que contribuíram para a interiorização das ações do Governo de Minas. "A gente entende que houve uma conscientização e uma maior participação, algo que é muito diferente do que havia há 15 anos. A partir do programa (Patrimônio Vivo), os municípios passaram a conhecer a sua história, os conselhos municipais de cultura passam a ter tudo registrado, as pessoas passaram a ter participação efetiva no processo de memória, registro, monitoramento", aponta.

Em seguida, Eliane Parreiras fala sobre o andamento das obras da Estação da Cultura Itamar Franco, que vai abrigar a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. “Esse é um grande orgulho nosso. É um dos maiores investimentos em infraestrutura dos últimos 40 anos. Seu tamanho só é comparável ao Palácio das Artes. É um projeto muito importante porque descentraliza a cultura dentro da cidade”, celebra.

“A Estação Itamar Franco terá além dos dois prédios, uma grande esplanada, com um auditório externo. Ainda tem uma casinha antiga que vai abrigar lojinha, restaurantes e outras ações. A sala de concertos fica pronta este ano e a programação da Filarmônica começa em março do ano que vem. A previsão de construção era de três anos e meio e estamos entregando dentro do prazo”, completa a secretária.

Na sequência, Eliane Parreiras ainda exalta os diversos roteiros culturais de Belo Horizonte, como o Circuito Cultural Praça da Liberdade, que atraiu milhares de turistas durante a Copa do Mundo, e menciona a criação do site dos festivais de Minas, que vai ser lançado até o final deste ano. "Todas as regiões de Minas têm festivais dos mais diferentes perfis e o portal vai permitir a busca por região, área de interesse, por período e o internauta vai poder cruzar os dados de acordo com seu interesse. Isso vai permitir que as pessoas possam conhecer novos festivais. Por enquanto, são 400 festivais cadastrados, mas sabemos que há muito mais", explica a secretária.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.