Governador

16h29min - 11 de Junho de 2015 Atualizado em 16h49min

Em Montes Claros, população já tem formulário para apontar problemas e indicar políticas de governo

Lideranças de movimentos sociais do Território Norte participaram da primeira Assembleia Geral do Fórum Regional de Governo

Após a participação do governador Fernando Pimentel na instalação do Fórum Regional de Governo no Território Norte, secretários de governo e o coordenador estadual do programa, Fernando Tadeu David, realizaram a primeira assembleia geral de trabalho, nesta quinta-feira (11/6), em Montes Claros. O encontro contou com a presença de lideranças de movimentos sociais e políticos da região. O mesmo ocorrerá nos demais 16 Territórios de Desenvolvimento nos próximos meses.

O cronograma de trabalho foi apresentado aos presentes. No próximo encontro, já marcado para 11 de julho, também em Montes Claros, serão definidos os integrantes dos fóruns. No caso do Norte de Minas, seguindo os critérios dos microterritórios – um total de nove na região – serão escolhidos 27 representantes da sociedade civil organizada, 27 da sociedade civil não-organizada, nove prefeitos, nove vereadores, além de membros do Poder Legislativo estadual e federal e de órgãos do governo do Estado e federal.

Os participantes receberam documentos com informações sobre a metodologia de trabalho e as diretrizes para os fóruns. Além disso, cada um também possui o formulário de diagnóstico territorial, que será usado para identificar e levantar os problemas da população. Essas questões serão debatidas também em 11 de julho. Outros encontros no Território Norte também ocorrerão ao longo dos próximos meses em cidades que integram os chamados microterritórios.

Os problemas identificados e debatidos formarão um diagnóstico territorial. O documento, que fará um retrato de cada região do Estado e de suas principais demandas, será incluído no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), a serem enviados à Assembleia Legislativa de Minas.

Segundo o coordenador dos Fóruns, Fernando Tadeu, as principais missões da iniciativa são transformar a política de participação popular em política de Estado e método de governo, além de fortalecer a democracia, garantindo direito à informação.

Ao longo do encontro, os secretários de Estado que participaram do debate, entre eles Helvécio Magalhães (Planejamento), Paulo Guedes (Desenvolvimento do Norte e Nordeste), Tadeu Martins Leite (Desenvolvimento Regional) e Nilmário Miranda (Direitos Humanos e Participação Social), responderam às dúvidas sobre o funcionamento dos fóruns.

Presença

Quem já garantiu sua presença na Reunião do Grupo de Trabalho Temático, no próximo dia 11, é o professor e integrante do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros, José Geraldo Kojak. Ele, que acompanhou a assembleia na tarde de quinta-feira (11), elogiou a iniciativa do governo na criação dos fóruns e disse ter interesse em compor a comissão.

“É uma forma do governo colocar na mão do povo o que pode ser incluído no orçamento, onde investir. É preciso que a população participe e seja chamada para essas reuniões. Estarei no próximo encontro e apresentarei meus pontos de vista”, afirmou. Ele destacou que Montes Claros conta com inúmeras entidades sindicais, que devem estar presentes nos encontros para ajudar no levantamento de problemas e na busca por soluções.

A agenda dos Fóruns será disponibilizada no site www.forunsregionais.mg.gov.br. O usuário deverá informar o nome de sua cidade e, assim, ter acesso às informações sobre os fóruns de seu território. Outras informações poderão ser obtidas através do email: forunsregionais@governo.mg.gov.br.