Segurança / Defesa Social

11h30min - 11 de Setembro de 2015 Atualizado em 11h51min

Em reforma, Presídio de Arcos prepara obras para ampliar serviços

As novas obras contarão com a mão de obra de presos, como vem ocorrendo na atual reforma. Investimento é de R$ 470 mil

Divulgação/Seds
Presídio já tem obras de nova portaria em fase final

Em fase final de obras de revitalização da fachada e implantação de nova portaria, o Presídio de Arcos (PRARC), no Centro-Oeste do Estado, está prestes a iniciar um novo projeto de ampliação das instalações no valor de R$ 470 mil.

As obras terão recursos do fundo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de empresas e instituições locais e das Comarcas de Arcos, Santo Antônio do Monte, Iguatama e Pains. O projeto de engenharia foi doado pela Prefeitura de Arcos, que cedeu um engenheiro para realizar o trabalho.

A ampliação inclui a construção de duas salas de aula, ambulatório, almoxarifado, auditório, sala para atendimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), novas salas para serviços administrativos e duas guaritas.

As obras contarão com a mão de obra de presos, como vem ocorrendo na atual reforma, em que trabalham, há mais de um mês, lado a lado, quatro detentos do presídio e quatro recuperandos do Centro de Reintegração Social (CRS) da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

O diretor do PRARC, Edson Guimarães, diz que as parcerias com a Apac têm se tornado frequentes por causa do bom relacionamento entre as duas instituições, que são vizinhas em Arcos.

“Os internos da APAC que hoje trabalham nas nossas obras são ex-detentos do Presídio de Arcos. Por bom comportamento, eles foram transferidos”, explica o diretor.

Poder Judiciário

A juíza da comarca de Arcos, Marina de Alcântara Sena, afirmou que está estudando em conjunto com a direção da PRARC a implantação de uma escola na unidade e parcerias para aumentar as oportunidades de trabalho para os presos.

“Existe um diálogo constante para melhorar as instalações da unidade e garantir o direito dos presos dentro das nossas possibilidades. Estamos sempre buscando experiências de outras unidades prisionais para que possamos aplicá-las e adequá-las às nossas realidades”, disse a juíza.

Marina Sena, que também é corregedora do Presídio de Arcos, esclarece que os presos só trabalham com o aval do Poder Judiciário e, portanto, toda e qualquer oferta de trabalho é acompanhada pela instituição. Segundo ela, para que esse direito seja atendido com segurança e efetividade, o Poder Judiciário de Arcos mantém um diálogo constante com a direção da PRARC.