Fazenda

15h38min - 13 de Dezembro de 2013 Atualizado em 15h41min

Em reunião de balanço com servidores, Secretaria de Fazenda avalia ações de 2013

Durante o encontro, secretário destacou o controle rígido da pasta na arrecadação dos principais tributos estaduais e o equilíbrio das contas do Governo de Minas

Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Durante reunião na Cidade Administrativa, Colombini também falou sobre os desafios da SEF para 2014

O secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini, participou nesta quinta-feira (12) a “Reunião Final SEF – 2013”, evento organizado pela Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação da SEF para apresentar os resultados obtidos em 2013, além de sinalizar os desafios da secretaria para 2014, por meio do lançamento do Planejamento de Curto Prazo. Participaram da reunião no auditório JK da Cidade Administrativa cerca de 250 servidores da Fazenda. Além disso, o evento foi transmitido via satélite para todas as Superintendências Regionais da SEF no interior.

Para o secretário Colombini, o balanço das ações da Secretaria de Estado de Fazenda demonstram que, apesar do ambiente instável da economia, as metas acordadas com os servidores foram totalmente cumpridas em alinhamento com os programas de equilíbrio das contas do governo estadual, como o uso racional de recursos, novos modelos de financiamento, transparência, atração e retenção de investimentos.

Colombini destacou a atuação e o controle rígidos da Fazenda na arrecadação dos principais tributos estaduais como o ICMS, IPVA, ITCD e as Taxas, que passaram de R$ 33,5 bilhões em 2012, para R$ 37,2 bilhões em 2013. Segundo o secretário, também foram cumpridas todas as metas do Programa de Ajuste Fiscal (PAF), junto à Secretaria do Tesouro Nacional e, além disso, as contas públicas estão em completo equilíbrio.

A implantação pioneira da Contabilidade Governamental de Minas Gerais de acordo com os padrões internacionais também foi avaliada pelo secretário durante o encontro. A medida vem servindo de modelo a vários estados e municípios brasileiros. A reunião serviu ainda para assinatura dos Acordos de Resultados da Secretaria de Fazenda para 2014.